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Em um ranking com os 18 principais portos brasileiros, o Porto de Paranaguá aparece na 11.ª colocação, com nota 6,4, só um décimo acima da média nacional. Entre as instalações portuárias de grande porte que operam cargas diversificadas, Paranaguá fica atrás do Porto de Rio Grande (6.º), mas à frente do Porto do Rio de Janeiro e do Porto de Santos (15.º). O levantamento, do Centro de Logística da Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ainda está sendo concluído e será apresentado em agosto.

O ranking faz parte do Diagnóstico dos Portos Brasileiros e foi feito com base em pesquisa com 300 exportadores, armadores e agências marítimas. Os portos melhores colocados são os da Ponta da Madeira (Maranhão) e Tubarão (Espírito Santo), ambos da Companhia Vale do Rio Doce. Por eles passam minérios, soja e fertilizantes, principalmente. "Quanto mais especializado é um porto, mais fácil parece ser administrá-lo, mas isso não é regra", diz o responsável pelo estudo, Paulo Fleury.

Pela avaliação da Coppead, o Porto de Paranaguá aparece como regular. "Não há nada de excepcional, mas também nada desastroso, a não ser alguns defeitos comuns em vários portos", avalia. Para ele, se a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) não tivesse criado tantas restrições à movimentação de soja transgênica, o terminal poderia aparecer em posição melhor no ranking.

O presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Wilem Manteli, disse que "não é ruim" a nota conquistada pelo Porto de Paranaguá. "Mesmo com os problemas que apresenta, é um dos principais portos da América do Sul, principalmente para o agronegócio, e vem crescendo bastante com a movimentação de contêineres", avalia.

A Appa não quis comentar o ranking da Coppead, mas destacou os investimentos do governo estadual programados para o Porto de Paranaguá. Entre eles estão recursos para a dragagem do Canal da Galheta, que deve ser iniciada até dezembro, após dois anos e meio sem a execução do serviço. Também está prevista a construção do Porto do Mercosul, em Pontal do Paraná. O valor total que o governo pretende investir nos Portos de Paranaguá e Antonina é de R$ 943,23 milhões.

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