• Carregando...

Em uma retaliação aorecall da Mattel, a China proibiu a venda de três tipos de biscoitos produzidos pela tradicional empresa americana Sopas Campbell.

A Campbell é um ícone nos Estados Unidos, com mais de 100 anos de existência. A Administração estatal de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ) chinesa garantiu que havia encontrado níveis perigosos do metal em 3,6 toneladas de biscoitos - dirigidos principalmente ao público infantil - produzidos pela empresa indonésia PT Arnott's, subsidiária da Campbell.

A Mattel, fabricante de bonecas Barbie, Polly, entre outras, é a maior empresa do setor de brinquedos nos Estados Unidos e identificou problemas em 18,2 milhões de produtos fabricados na China que vão desde a existência de ímãs, que podem ser arriscados caso sejam engolidos, a pinturas contaminadas com chumbo.

Segundo uma funcionária da Associação de Brinquedos da China, os fabricantes na China já sabiam dos riscos apresentados pelos brinquedos.

- Sabíamos da situação, porque desde março alguns brinquedos foram recolhidos devido a problemas com peças magnéticas - afirmou.

No Brasil, medida atinge 850 mil brinquedos

Os consumidores afetados poderão receber o dinheiro de volta ou escolher outro produto do fabricante com valor semelhante.

Do total de produtos a serem recolhidos, 9,5 milhões foram comercializados nos EUA. Também foi identificado que cerca de 253 mil carrinhos do modelo Pixar Sarge contêm chumbo na tinta, que pode provocar diversos problemas, entre eles, danos cerebrais.

No Brasil, a estimativa é de que 850 mil brinquedos apresentem problemas. Os itens que são afetados pelo recall são os da linha Polly com ímãs aparentes, a pá do conjunto Barbie, o cachorro Tanner e um sortimento de figuras magnéticas do Batman, de acordo com a empresa. O Pixar Sarge da linha de carros vendido no Brasil, segundo a Mattel local, não foi atingido, uma vez que o lote de produtos com excesso de chumbo na pintura não foi comercializado no país.

O médico Aramis Antonio Lopes Neto, do Departamento Científico de Segurança das Crianças da Sociedade Brasileira de Pediatria, orienta os pais a atenderem imediatamente ao recall da empresa, mas diz que o excesso de chumbo da pintura das peças não deve ser razão para alarme.

A notícia deve agravar a preocupação de consumidores norte-americanos com os rótulos "made in China." Segundo pesquisa divulgada na semana passada, praticamente dois terços dos consumidores dos EUA se dizem dispostos a boicotar produtos chineses.

- Há um tipo de sensação muito disseminada nos Estados Unidos de que pode haver algo com defeito em vários produtos chineses - disse James Fallows, que dá palestras sobre política externa dos EUA na Universidade Fudan, de Xangai. - Acho que não será um assunto fundamental nas negociações entre os dois países, mas em termos de comércio do dia a dia será um fator - afirmou.

Na semana passada, a China proibiu duas fábricas de exportarem brinquedos, pouco depois de a Mattel ter anunciado outro "recall" de produtos chineses.

A Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Produtos Industriais Leves, Artes e Artesanatos, que também representa fábricas do setor de brinquedos, pediu publicamente a seus filiados que se comprometam a elevar a qualidade.

Por isso, as empresas não poderiam aceitar encomendas a preços excessivamente baixos e sem as características adequadas, nem encomendas que exijam a entrega de grandes cargas em prazos curtos e que superem a capacidade de uma linha de produção.

Nesta quinta-feira, um fabricante de brinquedos da China que fornecia para a Mattel peças que estão sendo alvo do recall se enforcou .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]