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Fiat chamou 52,9 mil proprietários do Punto para trocar fecho do cinto de segurança. | Divulgação
Fiat chamou 52,9 mil proprietários do Punto para trocar fecho do cinto de segurança.| Foto: Divulgação

Somente na semana passada, 53.314 automóveis entraram na lista de recall em quatro campanhas feitas pelas empresas Fiat, Peugeot, Citroën e até mesmo a luxuosa Ferrari. Ao todo, 21 modelos da marca ícone do luxo, que custam entre R$ 1,38 milhão e R$ 1,9 milhão, terão de ser levados às concessionárias por causa de um problema que pode até provocar incêndio.

Além disso, a Honda convocou um recall para 5.027 motocicletas. Este ano, já somam 77.011 o total apenas de carros envolvidos em recall, ante 5.217 no período de janeiro a março do ano passado. O dado do primeiro trimestre de 2008, porém, não retrata o que ocorreu ao longo dos nove meses seguintes. As montadoras convocaram no ano passado 969,5 mil veículos para conserto ou verificação de defeito de fábrica, quase quatro vezes mais do que as 256,3 mil unidades incluídas em recall em 2007. Ao todo, foram 27 campanhas de recall.

O número de carros de diferentes anos de fabricação que tiveram de voltar às concessionárias corresponde a mais de 30% das vendas de veículos novos no país em 2008, que foram 14,5% maiores que em 2007.

Também foram convocadas 291,1 mil motocicletas, o que eleva para 1,26 milhão o total de veículos em recall no ano passado, segundo o site Estradas.com. "O aumento exacerbado da produção pode ter contribuído para o número maior de recalls", diz Francisco Satkunas, da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil). O recall normalmente é feito quando envolve itens que colocam em risco a segurança do usuário ou por prevenção.

Até setembro, o ritmo de produção das montadoras e das empresas de autopeças estava acelerado e só caiu após a freada nas vendas, quando o crédito ficou escasso por causa da crise econômica internacional.

Nos Estados Unidos, as montadoras convocaram em 2008 um total de 10,2 milhões de veículos, 30% a menos do que em 2007. O volume equivale a 75% das vendas totais no país, que somaram 13,5 milhões de carros, 18% a menos do que no ano anterior.

A montadora com maior número de carros envolvidos em recall no Brasil em 2008 foi a VW, com 751,8 mil veículos. Em seguida veio a GM, com 70,4 mil unidades. A Fiat não fez nenhuma convocação em 2008. Na semana passada, porém, começou a chamar 52.983 donos do modelo Punto para substituição do fecho do cinto central traseiro.

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