Os empreendimentos que a humanidade desenvolveu tiveram três pilares para se realizarem: oportunidade ou ideia, planejamento e ação. Toda ideia para se desenvolver depende de ações, mas ações sem planejamento podem ser desastrosas para as ideias, especialmente as empreendedoras.

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Segundo dados do IBGE, quase metade das empresas chega ao fim aos três anos de atividade. Isso precisa ser revertido e pode ser amenizado com planejamento estratégico. Assim, reduz-se o risco de errar ou de oferecer vida curta ao negócio.

Elaborar um planejamento não significa horas e horas de reuniões e muita teoria. Um planejamento sério e responsável tem de fluir tanto na hora de ir para o papel quanto de ir para a prática. Um bom planejamento deve ser claro e, acima de tudo, exequível. Significa não ser superficial ou detalhado demais sem necessidade. Mais valem poucas ações bem executadas do que muitas dispersas e sem um rumo.

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Deve-se dar especial atenção ao planejamento financeiro, definindo claramente quanto se tem para investir e em quê. As demais etapas do projeto dependerão disso. Definir prazos para as ações também é fundamental, assim como formas de acompanhar e medir os resultados. Um bom planejamento estratégico potencializará o sucesso do empreendedor.

Edson Araújo Filho assumiu a superintendência da Faciap no lugar de Marcio Vieira e a coluna como representante da entidade

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