• Carregando...

Para os empresários que buscam o sucesso, um bom planejamento é meio caminho andado. E nada melhor que o início do ano para dedicar-se a esta tarefa tão importante, sobretudo nas micro e pequenas empresas que, com recursos escassos, podem encontrar no planejamento o maior aliado para sobreviver e sobressair no mercado.

Planejar é pensar o futuro, no presente, mas sempre de olho no passado. Os empreendedores e os empresários de pequenos negócios precisam projetar aonde querem chegar, mas, para isso, também é preciso que analisem o que já foi planejado e o que de fato foi realizado. É um exercício simples que, por si só, contém inúmeros aprendizados.

Por meio da análise planejado/realizado, por exemplo, é possível conhecer o poder de fogo da equipe e a capacidade de execução e de entrega da empresa. Aproveitar o início de ano para colocar metas no papel, utilizando o melhor das experiências anteriores, pode ajudar a calibrar o caminho a ser trilhado e, por consequência, a ser percorrido.

Não existe uma fórmula pronta. É preciso ficar claro que planejar não é garantia de acerto, mas é maior chance de acerto. Fixar metas e definir ações para a sua execução ajudam nos controles e na tomada de decisões. O empresário passa a enxergar o empreendimento como um todo, acompanha a sua evolução (ou não) e passa a compreender mais a dinâmica empresarial.

Planejar não é tarefa fácil. Muitos não gostam, outros não veem necessidade, mas é fundamental. Com a prática, planejar passar a ser uma rotina de resultados. Basta começar. Sucesso aos empresários em 2014 e bom planejamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]