• Carregando...

Um desafio para micro e pequenas empresas (MPE) é ter um nível de informação além de datas de pagamentos de contas. Para muitos parece algo inatingível, mas uma planilha eletrônica ou um software de gestão simples ajudarão com indicadores importantes para acompanhar as finanças.

Registrar as vendas no mês ajuda a verificar se a empresa está indo bem ou mal dentro de um período. Também pode revelar se estão melhores em relação ao mesmo mês do ano anterior. Uma queda no mês pode não ser normal se naquele mês as vendas diminuem mesmo. Mas só saberemos se houver dados para comparação. Sem os indicadores, avaliar o desempenho é difícil.

E quando chega o final do mês e perguntamos: para onde foi o dinheiro? A resposta fica clara se temos Indicadores de Aplicação de Recursos (IAR), que nada mais é do que o percentual de quanto do faturamento é aplicado em cada tipo de despesa. Se faturamos R$ 10 mil e gastamos R$ 4 mil com salários, temos um IAR de 40% em salários.

Identificando qual o porcentual da receita foi destinado a cada despesa, mês a mês, será mostrado onde precisamos melhorar, seja diminuindo um determinado gasto ou vendo que a saída é aumentar a venda. Usar indicadores parece simples, não? E é mesmo. Mas poucos micros e pequenos empresários investem tempo para fazer uma análise financeira do seu negócio. E você?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]