i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

Ano novo, planos e... ação!

  • PorCleverson Renan da Cunha, coordenador do MBA em Gestão Estratégica da UFPR
  • 01/01/2014 21:20

O início do ano é o tempo propício para darmos força aos nossos sonhos e trabalhar para que eles se tornem realidade. Se no mundo corrido de hoje já é difícil sonhar, imagine converte-los em algo concreto. Apesar de ser difícil, acredito que boa parte dos nossos projetos não vingam por falta de planejamento e organização.

Creio que o primeiro passo é deixar claro o que queremos. Sugiro que você tente colocar no papel ou em um software (eu uso o www.mural.ly) seus sonhos e ideias. Isto levará você a refletir com mais qualidade sobre o assunto e compartilhar com outras pessoas. O segundo passo é converter essas ideias em projetos ou etapas, para facilitar a conquista do objetivo maior. Por fim, esses projetos precisam estar acompanhados de um plano de ação, com a descrição de tudo que será feito, e de um cronograma, para facilitar o acompanhamento e avaliação.

Imagine que você tem um sonho de criar um pet shop com um serviço diferenciado. Você pode detalhar sua ideia, converte-la em um modelo de negócios e apresenta-lo para outras pessoas para conseguir contribuições de como melhora-lo. Em um segundo momento você pode identificar e detalhar as etapas para tornar este sonho real, como a escolha do local, a reserva dos recursos financeiros necessários, a construção do plano de negócios, a formação de alianças. Para completar, o plano de ação detalharia tudo que precisa ser feito, inclusive os valores necessários e a data para sua realização de cada etapa.

Desta forma, diminuímos o risco de chegar no início do novo ano com aquela sensação de que sonhamos muito e realizamos pouco.

Cleverson Renan da Cunha, Coordenador do MBA em Gestão Estratégica da UFPR

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.