Catarinense Barbearia VIP inaugurou em julho deste ano a sua primeira unidade em Curitiba| Foto: Divulgação/

Apesar da crise econômica, o mercado de franquias continua aquecido em todo o país. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor apresentou um índice de expansão de 3,6% em unidades no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2015. São pouco mais de 2,6 mil novas operações no Brasil, que já conta com quase 150 mil unidades em funcionamento através do sistema de franquias.

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Em Curitiba, algumas marcas estrearam as suas primeiras unidades franqueadas na cidade neste ano. É o caso, por exemplo, da Quickies, uma franquia de vending machines especializada em croquetes holandeses, e da Barbearia Vip, rede focada no mercado de beleza masculino.

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Conheça algumas redes de franquias que inauguraram suas primeiras unidades em Curitiba neste ano:

Barbearia VIP

 

A catarinense Barbearia VIP, especializada em serviços de beleza exclusivos para o público masculino, inaugurou em julho deste ano a sua primeira unidade em Curitiba. No espaço, os clientes encontram diversas opções de serviços, desde cabelo e barba até podologia. A rede também conta com banheira de hidromassagem para os pacotes de estética e dia do noivo e possui um empório com cervejas artesanais, vinhos, champagne e outros destilados à venda.

No primeiro semestre deste ano, a rede cresceu mais de 300% em número de unidades ao passar de três para 13 lojas em diversas regiões do país. Há unidades em Santa Catarina, Paraná, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Brasília.

Para investir em uma franquia da Barbearia VIP são necessários de R$ 120 mil a R$ 250 mil, dependendo do tamanho da loja. O retorno do investimento acontece de 12 a 24 meses. O faturamento médio chega a ser de R$ 20 mil por mês.

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Café du Centre

 

Com primeira unidade aberta há apenas dois anos, a Café du Centre formatou o seu negócio para virar franquia em 2015 e abriu a primeira unidade em Curitiba neste ano, no mês de junho. A empresa conta com seis unidades em funcionamento em Santa Catarina e Paraná e deve chegar a dez franquias até o fim deste ano. Para 2017, o foco da empresa é expandir para outros estados brasileiros, com prioridade para Rio de Janeiro e São Paulo.

A empresa é uma cafeteria inspirada nos cafés parisienses. O interior da loja é decorado com elementos característicos da França e são servidos desde croissants a sobremesas. O investimento para ser um franqueado custa a partir de R$ 250 mil, valor que inclui custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro. O tempo de retorno estipulado é de até 14 meses. O faturamento médio mensal varia de R$ 80 mil a 120 mil, dependendo da cidade onde a loja está instalada.

Mormaii

 

A Mormaii voltou para Curitiba neste ano, ao inaugurar a sua primeira loja no novo modelo de franquias. A marca é referência em artigos esportivos, em especial para quem pratica atividades ao ar livre. Anteriormente, a rede chegou a ter lojas próprias em Curitiba, mas fechou as unidades e ficou um período de mais de dez anos sem ter lojas no estado.

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A empresa também já tem acertada a abertura de uma segunda franquia em Curitiba. A loja será de rua e ainda não há prazo para início das obras. Desde 2015, a Mormaii inaugurou mais de dez lojas por diversas regiões do país. A ideia é alcançar 250 unidades em até dez anos.

Para abrir uma loja, o investimento médio é de R$ 400 mil, valor que não inclui custo do ponto e capital de giro. No modelo quiosque, o valor cai para cerca de R$ 150 mil. Em 2015, o faturamento da empresa cresceu 16%.

Mr.Fit

 

Depois de atuar anos gerindo redes de franquias do segmento de alimentação, a empreendedora Camila Miglhorini resolveu lançar o seu negócio próprio. Em 2013, na cidade de Paulínia (SP), ela inaugurou a primeira unidade do Mr. Fit, um fast food saudável em que um prato completo e sobremesa pode sair por R$ 19,90.

A ideia ganhou adeptos e o negócio foi formatado para virar franquia. Há unidades em todas as regiões do país. Em Curitiba, a primeira loja franqueada foi inaugurada neste ano, em maio.

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O investimento inicial para abrir uma loja da marca custa a partir de R$ 98 mil, com tempo de retorno entre dez e 36 meses. O faturamento médio mensal varia de R$ 30 mil a R$ 80 mil.

Quickies

 

No segundo semestre deste ano, a Quickies, rede de franquias de vending machines especializada em croquetes holandeses, abriu a sua primeira loja em Curitiba. A marca é inspirada na tradicional rede de alimentos Febo de Lekkerste, fundada na Holanda em 1941. As máquinas fritam os croquetes na hora e o consumidor pode comprar o produto apenas depositando o dinheiro no equipamento.

A marca pretende inaugurar mais quatro unidades na cidade nos próximos 12 meses. Em todo o país, o objetivo é atingir a marca de 100 lojas até 2020, distribuídas em diversas cidades no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

O investimento inicial para ser um franqueado da rede varia de R$ 250 mil a R$ 300 mil, valores que incluem toda a instalação da loja – exceto as máquinas, pelas quais o franqueado deve pagar um aluguel que varia entre R$ 400 a R$ 500 por máquina. A estimativa média de faturamento bruto mensal de uma unidade é de R$ 90 mil a R$ 150 mil, com uma margem de lucro de 20% a 25%, o que garante uma taxa de retorno do investimento inicial de 18 a 24 meses.

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