• Carregando...
Sexta estrela na reserva foi aposta de facção de costura para produção de camisetas de torcida | Anna Paula Franco/Gazeta do Povo
Sexta estrela na reserva foi aposta de facção de costura para produção de camisetas de torcida| Foto: Anna Paula Franco/Gazeta do Povo

O sonho do hexa do Brasil pode acabar hoje, no jogo contra a Alemanha, que o vendedor Luiz Fernando Pires tem motivo de sobra para comemorar. Representante de uma facção de confecção de Curitiba, ele vendeu 20 mil camisetas com o brasão da Seleção Brasileira, na capital e no interior. "E se tivesse feito mais, tinha vendido", conta.

As três pessoas empregadas na facção trabalharam nos últimos 90 dias para garantir o estoque. E o modelo apostou no sucesso da seleção: a sexta estrela está estampada, como reserva. "Só sobraram 20 peças". As camisetas de Pires custam R$ 12.

As demais amarelinhas expostas nas barraquinhas de camelô ostentam as cinco estrelas já garantidas. "A do hexa chega no domingo", prevê um vendedor. Segundo vendedores da loja de ponta de estoque da Nike, no Centro de Curitiba, a equipe ainda não foi informada sobre remessas de camisetas oficiais com a sexta estrela. Em conversa informal com a reportagem, uma das vendedoras diz que a marca já tem um estoque mínimo para oferecer no domingo, caso o Brasil vá para a final.

Na incerteza dos resultados em uma promoção como essa, em que o sucesso depende de fatores que estão fora do controle do empresário, é essencial planejar a estratégia de vendas. "É quando se tem pouco dinheiro que o planejamento é ainda mais essencial. As margens para erro são bem reduzidas e exigem ainda mais cuidado", diz o professor de estratégia e empreendedorismo Thiago Almeida, do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Imbec), do Rio de Janeiro.

Uma das saídas para aproveitar o momento propício para promoção de oportunidade, como é o caso das camisetas com a sexta estrela, o empreendedor pode buscar parcerias para dividir o risco. "A estratégia pode incluir o parceiro ou fornecedor, levando a negociações distintas, como preço reduzido e divisão do lucro ou prejuízo", explica.

Em um outro momento, também pode haver a necessidade de renovar um estoque que pode ficar encalhado, como a camiseta com cinco estrelas. "Os custos já foram pagos e será necessário um investimento menor para reaproveitar o produto. Vale a pena se planejar para isso", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]