Tulio Pires Bragança é criador do Aires Buenos, blog de turismo na Argentina para brasileiros que tem 250 mil acessos por mês.| Foto: Arquivo Pessoal

Para a maioria das pessoas, a quinta-feira tem o mesmo expediente formal do resto da semana. Mas não é assim para o brasileiro Tulio Pires Bragança, 35 anos, que vive desde 2006 em Buenos Aires. É neste dia que ele e a equipe de sua empresa, a Aires Buenos, começam a receber turistas que chegam de todos os cantos do Brasil para conhecer o ar da graça portenha. Durante seus passeios guiados, não há monotonia e a agenda de tours fica lotada até o domingo. Mas o negócio de Tulio não se encerra nos roteiros. 

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Depois de se formar em Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o jovem de Santos deixou Curitiba para morar na Argentina e passou a conciliar seu trabalho em uma agência de publicidade com um blog de turismo voltado para seus conterrâneos, o Aires Buenos. Por meio do site, Tulio começou a disponibilizar serviços, como tours na cidade e guias de viagem. “Eu queria ganhar dinheiro com a página, mas vi que não iria muito longe se fosse esperar lucrar só com anúncios”, conta. 

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Segmentando o site para brasileiros interessados em conhecer Buenos Aires, Tulio delimitou um círculo bem específico e acertou o tom. Com uma média de 250 mil visualizações mensais, o Aires Buenos, que nasceu como um blog despretensioso hospedado no Blogspot, plataforma de blogs gratuita do Google, já é referência no Brasil quando se fala em turismo na capital argentina. Nele, há dicas de restaurantes, pontos importantes, hospedagem e roteiros fora da rota convencional.

“Com esse nicho recortado, conseguimos até brincar com aquela rivalidade entre brasileiros e argentinos. Tem quem ainda ache que vai chegar aqui e ser mal tratado. A gente quebra isso”. 

Quando a saída é diversificar

Apesar de a página ser muito acessada, o dinheiro só começou a aparecer mesmo quando o brasileiro decidiu vender e-books e lançar os roteiros guiados. Os livros online surgiram de uma proposta para simplificar os dias do turista na cidade. Diferente dos guias volumosos, os guias do Aires Buenos, que custam R$ 22, 90, sintetizam o que é indispensável. Na visão de Tulio, foi isso chamou a atenção dos leitores do blog que quiseram comprar o produto. O relações públicas já lançou três e agora prepara um guia de restaurantes. 

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A ideia dos roteiros guiados veio depois que Tulio organizou um encontro entre alguns leitores do blog em um restaurante Buenos Aires. O evento conseguiu reunir 50 pessoas — brasileiros interessados em se aproximar do universo da cidade. “Eu pensei que se, com tão pouco planejamento, tinha conseguido reunir tanta gente, poderíamos ir mais longe atendendo as demandas dos turistas”, lembra. 

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Assim, o empreendedor lançou dois roteiros para guiar os recém-chegados: o “Lado B de Buenos Aires”, que, conforme a descrição no site, apresenta os “pontos turísticos menos óbvios da cidade”, e o “Buenas Noches”, que leva o cliente para conhecer aqueles lugares da capital argentina que ficam mais bonitos em um clima noturno, com as luzes acesas. Este inclui até um espumante portenho. Os dois custam R$ 135. 

Os passeios são feitos de van, sempre com um guia (que fala tudo em português), um motorista e um fotógrafo, que registra o roteiro todo. Bem recomendado na internet, o serviço da Aires Buenos tem a primeira maior pontuação no Trip Advisor entre os tours em língua portuguesa na capital argentina. 

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Outra possibilidade de negócio que o site permitiu foram as parcerias com fornecedores que atuam diretamente com turistas. Os leitores têm desconto em vários restaurantes e atrações na cidade e, com isso, o Aires Buenos também recebe uma comissão. 

Unindo a produção de conteúdo para o site aos tours, e-books e parcerias, o Aires Buenos levanta um faturamento anual de R$ 250 mil. Tulio, que ainda concilia o trabalho do blog com outras atividades, já conta com oito pessoas em seu time, entre guias, motoristas e colaboradores da página. 

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Quando o plano B também rende bons frutos

O Aires Buenos não foi o único projeto de Tulio para turistas que vingou. Sua aproximação com esse público fez com que ele se unisse ao amigo Henderson Moret, que é fotógrafo e também brasileiro, para criar o Phototrip.me, uma rede de fotógrafos do Brasil espalhados por todo o mundo e conectados por meio de uma plataforma. 

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Se você vai fazer uma viagem para Paris, por exemplo, pode consultar o site e verificar se tem algum fotógrafo brasileiro por lá para registrar seu passeio em ensaios que podem durar de uma a quatro horas. Pela página mesmo, é possível fazer o agendamento. Os profissionais associados precisam seguir vários requisitos que atestem a qualidade do seu trabalho. Quando vendem algum ensaio, direcionam uma comissão para quem mantém a plataforma. 

Por querer levar o Aires Buenos como plano A, Tulio deixou o negócio, que agora é tocado por Henderson. “Tem dado muito certo porque mesmo com as selfies em alta, as pessoas querem fotos diferentes para colocar num porta-retratos”, defende o relações publicas. 

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Tulio garante que vive um “empreendedorismo sem glamour”

Trabalhando com turismo e empreendedorismo digital, Tulio vive a vida que muitas pessoas enxergam como o paraíso na Terra. Mas ele garante que não é bem assim. O empresário explica que é preciso ter os pés no chão para pensar em produtos e parcerias novas e nunca deixar o público órfão.

“Isso leva tempo e muita disciplina. Eu levo horas para fazer um bom post”, exemplifica. 

O próximo passo do Aires Buenos é a expansão para o Uruguai. Tulio, que sonha ser um nômade digital e dirigir seu negócio de qualquer lugar do mundo, deve ampliar o projeto até o fim do próximo ano, investindo no turismo para brasileiros, mas em Montevideo. “Um dos guias de viagem que oferecemos já é sobre o Uruguai, então, começamos por aí”, diz. 

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Hoje um verdadeiro apaixonado por passeios, o empresário confessa que só foi se encantar pelo segmento quando deixou o Brasil para trabalhar na Argentina. Foi sua primeira viagem internacional. “Encontrei nesta área um bom caminho de negócio e conheci uma paixão que eu nem sabia que poderia ter”. 

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A mLearn nasceu em 2013, em Belo Horizonte, usando gamification e ferramentas de aprendizagem social. Histórias de negócio como essa são sempre inspiradoras. 😉

Publicado por Vida Financeira e Emprego em Quinta-feira, 10 de agosto de 2017