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Muita gente vê na produção de vídeo uma oportunidade de ganhar dinheiro | Marcelo AndradeGazeta do Povo
Muita gente vê na produção de vídeo uma oportunidade de ganhar dinheiro| Foto: Marcelo AndradeGazeta do Povo

Ganhar dinheiro no YouTube não é simples. Mas existem algumas receitas que funcionam melhor do que outras, segundo o Google. A gigante de tecnologia realizou nesta quarta-feira (13) a terceira edição brasileira do evento YouTube Brandcast, que analisa o panorama da plataforma de vídeo do ponto de vista dos produtores de conteúdo e dos anunciantes. Confira algumas dicas para ganhar dinheiro com o YouTube.

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1.º parte: conquistar o público

Busque uma identificação com o público

Criar uma identificação com quem assiste é um dos fatores essenciais para conseguir um público cativo dentro da plataforma. É a “quebra da quarta parede”, que cria em quem assiste a sensação de que o ator (ou youtuber, no caso) está ali do lado, explica Maria Helena Marinho, diretora de insights e pesquisas do Google Brasil.

“Interação é chave”, disse a porta-voz, no evento do Brandcast. Permitir que usuários sugiram o tema dos próximos vídeos, ler comentários, conversar e demonstrar que o espectador faz parte da produção daqueles vídeos é essencial para atrair fidelidade, garante.

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Concomitantemente, refletir a imagem desse público facilita ainda mais essa aproximação. “O usuário é plural, o YouTube atinge todos os tipos de pessoas”, diz Maria Helena. Nos últimos anos, a empresa percebeu que a auto-identificação é outro fator que ajuda nessa quebra da quarta parede: 7 em cada 10 brasileiros dizem que a plataforma de vídeo é o lugar em que todos têm voz.

Mescla com a vida privada

Essa auto-identificação, boa parte das vezes, passa pela publicação da vida privada. “Ele mostram quando eles acordam, falam dos problemas do dia a dia, se abrem”, exemplifica a executiva. Isso é o que diferencia o YouTube das plataformas tradicionais de vídeo e, para o Google, é o que cria o apelo das novas mídias.

Contexto

Além da proximidade, o público busca também por contexto. Quando busca conteúdo sob demanda, o usuário, por mais que se interesse por múltiplos assuntos, quer consumir um tema por vez. Por isso que os canais de sucesso são, em sua maioria, temático: games, educação, esporte, comédia, moda, beleza, entre outros. A chave é manter uma frequência de vídeos e não perder de vista o tema de preferência do público.

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2.ª parte: ganhar dinheiro

Ser parceiro do YouTube

Uma forma de ganhar dinheiro é aderir ao programa de parceiros do próprio YouTube. A remuneração é feita com base em um algoritmo não revelado pela plataforma, mas que leva em conta a popularidade do canal. Desde abril deste ano, o YouTube passou a restringir esta remuneração a canais que têm 10 mil views ou mais. Segundo a plataforma, este é o mínimo necessário para identificar se um canal é verdadeiro, produz conteúdo original e têm potencial de crescer.

Para conquistar anunciantes, o YouTube trabalha com sementação. A propaganda é entregue apenas para consumidores potencialmente interessados naquele produto, segundo a plataforma. 

Parceria com marcas

Outra forma de ganhar dinheiro é a parceria direta com marcas que, ao invés de pagarem por um anúncio, pagam diretamente aos youtubers para a divulgação de um produto ou serviço. 

Números do Youtube

No YouTube Brandcast, a empresa apresentou alguns dados da sua pesquisa mais recente sobre consumo de vídeo no Brasil, a Video Viewers. Chama atenção que alguns grupos de consumidores já assistem a mais tempo de vídeo na internet do que na televisão.

Espectadores que veem até 20 horas semanais em vídeo usam o meio digital para 13,4 dessas horas. Esse grupo corresponde a 56% dos entrevistados do Google. No geral, os consumidores de vídeo no Brasil assistem a 22,6 horas no formato tradicional e a 15,4 horas na internet.

O Brasil é o segundo principal mercado do mundo em “watchtime”, o tempo de visualização dos vídeos. Significa que os brasileiros passam muito tempo na plataforma, e também são atentos ao conteúdo visto. A pesquisa mostrou que 86% dos usuários do YouTube acreditam que a plataforma é o local onde encontram mais conteúdo que amam.

De acordo com o Google, o YouTube é reconhecido como substituto da TV aberta por 63% da população conectada à internet. Isso gera grande potencial para que produtores de conteúdo na plataforma agreguem um público fiel – e, consequentemente, gerador de receita.

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