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Quase R$ 500 milhões foi o montante movimentado em 2012 por 11 entidades que participaram de processos de compras públicas em Ponta Grossa. O resultado da pesquisa é uma das ações do Programa Compra Ponta Grossa. Participaram do levantamento 140 empresas de micro e pequeno porte e de diferentes segmentos da cidade e 11 instituições e órgãos públicos.

A pesquisa com o mercado fornecedor apontou que apenas 26% das empresas participaram dos processos de compras públicas por meio de licitações nos últimos três anos, sendo que 78% delas venderam para a prefeitura, 35% para o governo do estado e 24% para o governo federal. Já as empresas que não participaram dos processos de compras públicas – 74% do total pesquisado – atribuíram o fato à falta de informação sobre compras (32%), falta de infraestrutura (14%) e de interesse (11%).

Das empresas pesquisadas e que já participaram de licitações, 63% delas obtiveram mais respeito e passaram ter mais referência no mercado, 50% delas elevaram o faturamento e o mesmo percentual conseguiram melhores condições do trabalho e do clima interno na empresa e 27% delas disseram ainda que elevaram o número de funcionários.

A pesquisa revela ainda que muitos empresários deixam de participar dos processos de compras públicas por medo ou falta de informação. Um total de 45% acreditam a empresa não possui potencial, tamanho ou estrutura, 15% não confiam no processo, 13% não têm interesse em participar de vendas por meio de licitações e o mesmo montante considera o tempo de recebimento muito longo.

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