• Carregando...

Estudantes do Paraná já podem se inscrever no Desafio Universitário Empreendedor, uma ferramenta disponibilizada na internet pelo Sebrae Nacional que integra diferentes soluções da instituição para desenvolver capacidades empreendedoras de quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho. A participação é gratuita e voltada somente para universitários, regularmente matriculados em um estabelecimento de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), além de professores e instituições de ensino.

Estruturada em forma de competição, a ferramenta conta com um site, http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br, onde os estudantes se cadastram e podem aprimorar seus conhecimentos com os dez jogos virtuais disponíveis na plataforma, que apresentam diferentes temáticas e aprendizados: "Escritório Topia", "Vila do Empreendedor", "Tapioca Manager", "O Chefe", "Vendendo seu Peixe", "Minha Boutique", "Fazendinha de Negócios", "Meu Primeiro Milhão", "Hora de Liderar" e "Negócio Quente". Cada um dos games tem uma pontuação específica e quem acumular mais pontos será o vencedor.

Com os jogos, é possível acumular 1 milhão de pontos – cada jogo contribui com até 100 mil pontos. O Desafio Universitário ainda promove cursos – muitos deles sem custos -, que ensinam conceitos de empreendedorismo dentro da Universidade e bate-papo com especialistas, que irão passar noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança. Na competição, o curso de empreendedorismo na própria universidade rende 100 mil pontos. Já com o Papo de Negócios, uma conferência com especialistas transmitida pela internet, o aluno pode acumular 20 mil pontos em cada evento – são feitos dois por ano, voltados para o Desafio Universitário Empreendedor.

Além disso, os cursos de educação a distância oferecidos pelo Sebrae tem um limite de até dez cursos em um ano e também podem somar, no máximo, 100 mil pontos. As atividades presenciais ofertadas pelo Sebrae, como o seminário Empretec, que desenvolve um comportamento empreendedor, por exemplo, não tem limite de pontuação e cada um tem um valor diferente, pois a carga horária e os objetivos não são iguais.

Premiação

Os três participantes com as melhores pontuações no Paraná estarão aptos a participar da etapa nacional do Desafio Universitário Empreendedor e irão receber um smartphone, um kit estudante e um troféu. A final nacional será disputada presencialmente pelos primeiros colocados de cada estado, ou seja, 81 finalistas (três por estado). Os estudantes participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa.

Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são um tablet, uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo e um troféu. Os vencedores conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais. O local da final nacional e da viagem-prêmio serão revelados somente durante a disputa. Na final nacional, a competição será realizada em equipe, formada pelos três finalistas de cada estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]