Silvio Torres, da Link: com as franquias, a empresa fica mais próxima dos clientes, e pode atendê-los melhor| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Pilares para crescer

Resolva um problema

Ao empreender, é preciso ter em mente que o negócio precisa resolver um problema, de uma maneira melhor que os con­cor­rentes.

Saiba aonde quer chegar

Ao montar seu plano de negócios, pense no futuro, para a empresa crescer com um rumo pré-definido.

Atenção ao curto prazo

É preciso construir um caminho sólido para cumprir metas ambiciosas. Tenha planos para o dia a dia da empresa.

Atenda bem

Uma das melhores maneiras de fidelizar um cliente é atendêlo bem. Não poupe esforços no aten­di­mento.

Seja obstinado

Observe demandas mal-atendidas no mercado e foque em resolvê-las.

Não tenha medo de perder tempo

Garantir a satisfação do cliente traz mais resultados que realizar vendas rápidas.

Treino

Investir em treinamento deixa a equipe afinada e diminui as chances de atendimentos fora do padrão.

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Onde você pretende estar em 2030? Silvio Torres, diretor-presidente da Link Monitoramento, sabe onde estará. Hoje a empresa, uma franquia de rastreamento e monitoramento, está presente em 14 estados, com 35 unidades, e tem uma base de 20 mil veículos rastreados em todo o país – mês a mês, ano a ano, o empresário tem metas para fazer esses números crescer.

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Desde 2009, quando entrou no mercado, a Link Monitoramento já tinha definido o caminho a ser traçado. "Meu plano de negócios contemplava o curto prazo e o longo prazo", projeta Torres. A meta para 2030 é ter 300 franquias em funcionamento em todo o país e uma base de veículos rastreados na casa de 1,2 milhão. Para chegar até lá, em 2013 devem ser abertas 10 franquias e, em 2014, mais 30.

Antes de conceber esse plano, Torres trabalhou em duas empresas que ofereciam o serviço de rastreamento. Foi nessas experiências que ele presenciou falhas no atendimento que viriam a ser evitadas pela Link Monitoramento mais tarde. "Eu trabalhava na área de estratégia, então atuei ativamente na frente comercial, visitando todas as capitais do país. Nas viagens, vi que havia interesse pelo serviço e que vendia muito. O problema foi que, quando a empresa começou a crescer, perdia no atendimento. Sem querer, neste momento eu fui desenhando a minha empresa", conta.

A companhia, então, nasceu focada na qualidade do atendimento. Para isso, o plano de Torres previa a descentralização pelo modelo de franquias. A diferença entre ter uma franquia ou um representante comercial, na opinião do empresário, fez toda diferença.

"Nas outras empresas, os produtos eram vendidos pelos representantes comerciais, que ficavam muito preocupados com a comissão e esqueciam o pós-venda. Com a descentralização que veio com o modelo de franquias, o franqueado pode ficar mais próximo dos clientes, o que permitiu um atendimento muito melhor", analisa.

Outra medida que contribui para manter a qualidade no atendimento é a limitação do número de clientes por franquia.

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Limites

Cada franqueado da Link Monitoramento pode ter em sua base quatro mil veículos. A partir desse número, o franqueado fica limitado a prestar assistência a seus clientes – caso queira expandir, tem de adquirir outra franquia.

"Ainda não há nenhuma franquia com quatro mil carros, mas muitos já garantiram a segunda franquia para reservar o mercado", comemora Torres.

Quatro pilares para crescer

Além do foco no atendimento, a Link Monitoramento busca crescer com base em outros três pilares: técnica, comercial e preço. O modelo de franquias atende aos requisitos comerciais e de preço, por permitir uma expansão sem perder a qualidade e garantir um preço competitivo para o cliente.

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Outra diferença da empresa em relação às demais, segundo Silvio Torres, está na questão técnica. "Empresas terceirizadas, em geral, levam o menor tempo possível para instalar o equipamento, porque ganham por instalação. Nós levamos de duas a três horas em cada procedimento para garantir que o equipamento esteja bem instalado e no lugar mais escondido", salienta.

Para se assegurar de que haja um padrão na execução dos quatro pilares em todo o país, Torres explica que a empresa realiza treinamento constante, tanto em Curitiba quanto no local em que a franquia está sendo aberta. "Esses quatro pilares demonstram brechas de um mercado mal-atendido. Por isso trabalhamos com foco total nesses requisitos", ressalta.