• Carregando...

É fato que, quando temos algo que consideramos bom ou legal, queremos que todos saibam. E também queremos saber o que é bom ou legal para os outros. Esse comportamento ajuda a explicar o fenômeno das redes sociais. Faz parte do ser humano compartilhar o que acha interessante ou positivo. Dito isso, como os empreendedores podem tirar proveito desse fenômeno? A ideia é divulgar o negócio para a lista de amigos ou conhecidos na rede social.

É preciso dar atenção à divulgação em redes sociais. Mesmo para o microempreendedor individual, que divide os papéis de chefe e o funcionário. Na rede social, a situação será a mesma e o perfil pessoal ainda pode ser visto como o profissional. Por isso, é preciso cuidado nessas publicações. Questões de caráter muito pessoal ou que demonstrem opinião intransigente, arrogante ou de mau gosto, ainda que sejam particulares, podem causar distanciamento de possíveis clientes. O contrário é verdadeiro: assuntos e opiniões positivas, que tenham relação com o negócio, atrairão bons comentários, compartilhamento e indicações, levando a empresa ao conhecimento de muito mais pessoas, amigos de amigos, em progressão geométrica.

O ideal é manter um perfil pessoal e outro profissional. O profissional deve ser dedicado ao material que divulgue a empresa. E cuidar para que, mesmo no perfil pessoal, sejam feitas publicações sensatas, além de repetir as do ambiente profissional, sempre procurando compartilhar as informações interessantes para o círculo de amigos. Vale ser sutil nas divulgações tanto no perfil pessoal e como no profissional. Assim, os amigos saberão o prazer que a atividade proporciona aos outros.

O perfil do fotógrafo André Martins pode ser citado como um exemplo. Ele e a esposa, Lisley Martins, empreendedores na área de fotografia, gerenciam juntos o perfil profissional, e mantêm seus respectivos ambientes pessoais. No perfil profissional quase não há texto, as imagens falam por si. Em Roraima, o perfil da Ella Linda, da empreendedora Nívea Teixeira, divulga a marca do seu negócio entre entre publicações de fotos de estilos, tendências e lançamentos de moda, e atinge de maneira simples e eficiente seus 700 amigos, e os amigos destes. Bons negócios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]