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A época era outra: a maior parte das grandes empresas estabelecidas hoje no país foi criada pela força de trabalho e persistência dos imigrantes. Entre as gigantes do mercado nacional, seja na indústria ou no varejo, a empresa mais jovem tem 60 anos de atividades. A concorrência era menor, a tecnologia também, a economia não tinha o caráter global que tem hoje, mas nem por isso as coisas eram mais fáceis. Reunidos em um evento dirigido a empreendedores, organizado pelo jornal Valor Econômico, nomes como Abilio Diniz, Fábio Hering e Marcelo Odebrecht compartilharam um pouco de suas histórias com mais de 1.500 participantes da Maratona Valor PME, no início de abril. Não faltaram frases inspiradoras para quem está começando um negócio e enfrenta, diariamente, pequenos e grandes desafios para manter as portas abertas. Confira alguns dos conselhos compartilhados.

Fabio Hering

Diretor-presidente da Hering

• Quase quebrar é uma grande experiência para o empresário. Mas tem que ter o quase.• Manter a autoestima da equipe elevada, seja qual for a situação.• Sempre estar disposto a aprender, ser curioso.• Pioneirismo não dá nenhuma vantagem competitiva perpétua.• Mais que prever, é preciso criar o futuro.

Guilherme Paulus

Sócio fundador e presidente do Conselho de Adminis­tração da CVC

• Enxergar e realizar antes, o que se torna óbvio depois.• Acordar cedo e trabalhar com amor ao que faz.• Se você não sabe criar, tem que saber copiar, aprimorando o produto.• Tem que ter um sonho e persegui-lo.

Marcio Kumruian

CEO e fundador da Netshoes

• Conversar com gente experiente e não se arriscar em ambientes desconhecidos.• Errar faz parte do jogo, mas é preciso corrigir rápido e não ficar sentado em cima do erro.• Ter coragem para superar o inconformismo e quebrar regras tradicionais.• Lembrar que crescimento rápido e lucratividade não andam juntos.• É preciso restringir área de atuação e focar no negócio para depois expandir.

Marcelo Odebrecht

Presidente da Odebrecht

• Os principais gargalos do negócio são gente e dinheiro. O crescimento vai além da capacidade financeira ou falta gente qualificada para produção.• Desafio do crescimento: dar novos passos é enfrentar novas crises.• Liderança é educar, com a pedagogia da presença e do exemplo. É preciso dar tempo ao liderado para assumir a orientação. • Observar o próprio negócio, na sua expertise, e não ser pautado pelo mercado. Foco nas forças e não nas fraquezas.

Abílio Diniz

Presidente do Conselho de Adminis­tração da BRF

• Crença no negócio e no seu potencial de trabalho. • Processos claros e eficientes evitam reuniões inúteis. Quanto menos reunião, mais a empresa anda. • Foco mental: cada um fez a sua parte para ajudar a empresa a crescer? • Amor pelas conquistas leva ao crescimento. • Cultura focada nas pessoas, que devem estar.

Sonia Hess

Presidente da Dudalina • Compartilhar com todos – equipe, acionistas, parceiros – as conquistas e os resultados do que está sendo construído. • Sensibilidade para tratar com acionistas, especialmente em empresas familiares.• Estar aberto às oportunidades: o aprendizado do "varejismo" na indústria, a formação da rede de franquias e a venda da empresa para fundos americanos foram exemplos na trajetória da Dudalina.• Investir na preparação da sucessão com o exercício do desapego. • Ter paixão pela atividade que desenvolve.

Flavio Gurgel

Presidente da Riachuelo • Liderar é assumir o desafio permanente de transformar conflitos em sinergia. • Obstáculos são molas de desenvolvimento. A maior parte das soluções esta no âmbito da própria empresa.• Olhar local em paralelo ao olhar global, principalmente na busca por inovação. • Apostar na inversão de perspectivas, pensar diferente do que é feito. A Riachuelo transformou a cadeia fracionada (fiação, tecelagem, confecção, logística, varejo e financiamento) em negócios horizontalizados (produção, terceirização e importação).

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