Conheça as dez que mais crescem no mundo, segundo uma lista da revista Entrepreneur. Na foto, uma loja da marca em Manchester, e um cliente ilustre, o ex-presidente Barack Obama.| Foto: cs/stf/nk/CHIP SOMODEVILLA

Com 373 lojas abertas, em 2016, a norte-americana Dunkin’ Donuts lidera a lista das franquias que crescem mais rápido no mundo, elaborada pela revista Entrepreneur . Das quase 12 mil lojas da marca (que vende cafés e guloseimas, como os famosos donuts), mais de três mil ficam fora dos Estados Unidos. Três são no Brasil. A lista mostra as franquias que estão em alta. Algumas já gigantes, outras em crescimento.

CARREGANDO :)

Para quem pensa em abrir um negócio no Brasil, algumas informações são interessantes. Estão na lista desde a gigante Mc Donald’s – já bem estabelecida no país, com quase duas mil unidades – até redes sem operação nenhuma no país, como a Jimmy John’s, que também atua na área de sanduíches rápidos.

LEIA MAIS sobre empreendedorismo na Gazeta do Povo

Publicidade

Empresas públicas também trazem oportunidades de negócio

O Brasil figura no alto dos rankings de franchising. Em número de unidades, o país é o 6.º, com 142.593 franqueados. Ao todo, há 3.039 redes franqueadoras brasileiras, o que coloca o país como 4.º maior, atrás apenas da China, Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Os dados são do World Franchise Council (WFC) e constam do relatório anual da Associação Brasileira de Franquias (ABF) para o ano de 2016.

Confira as 10 franquias que mais cresceram no mundo, em 2016:

1. Dunkin’ Donuts

Segmento: Alimentação

Investimento inicial: US$ 228.621 a US$ 1.692.314

Publicidade

Taxa de franquia: US$ 40 mil a US$ 90 mil

O que faz: cafés quentes e gelados, itens de padaria como donuts, bagels e sanduíches

Presença no Brasil: Sim (3 unidades)

2. Jan-Pro

Segmento: Limpeza e conservação

Investimento inicial: US$3.985 a US$51.605

Publicidade

Taxa de franquia: US$ 2.520 a US$ 44 mil

O que faz: Serviços de limpeza para clientes comerciais

Presença no Brasil: Sim (195 unidades)

3. Cruise Planners

Segmento: Hotelaria e Turismo

Investimento inicial: US$ 2.095 a US$ 22.867

Publicidade

Taxa de franquia: US$ 495 a US$ 10.495

O que faz: Agências de viagem porta a porta (agente não precisa de loja)

Presença no Brasil: Não

4. Jimmy John’s Gourmet Sandwiches

Segmento: Alimentação

Investimento inicial: US$ 325.500 a US$ 555 mil

Publicidade

Taxa de franquia: US$ 35 mil

O que faz: Fast food de sanduíches

Presença no Brasil: Não

5. Taco Bell

Segmento: Alimentação

Investimento inicial: US$ 1.177.300 a US$ 2.620.600

Publicidade

Taxa de franquia: US$ 45 mil

O que faz: Fast food de Comida mexicana

Presença no Brasil: Sim (12 unidades)

6. 7-Eleven Inc.

Segmento: Lojas de conveniência

Investimento inicial: US$ 37,2 mil a US$ 1.635.200

Publicidade

Taxa de franquia: US$ 10 mil a US$ 1 milhão

O que faz: Lojas de convenicência, com produtos variados

Presença no Brasil: Não (chegou a operar no país, mas fechou)

7. Coverall

Segmento: Limpeza comercial

Investimento inicial: US$ 16.829 a US$ 49.401

Publicidade

Taxa de franquia: US$ 13,5 mil a US$ 38,4 mil

O que faz: Oferta de serviços de limpeza para clientes corporativos

Presença no Brasil: Não

8. McDonald’s

Segmento: Alimentação

Investimento inicial: US$ 1.003.000 a US$ 2.228.000

Publicidade

Taxa de franquia: US$ 45 mil

O que faz: Lanches fast food

Presença no Brasil: Sim (1916 unidades)

9. Jersey Mike’s Subs

Segmento: Alimentação

Investimento inicial: US$ 177.943 a US$ 592.852

Publicidade

Taxa de franquia: US$ 18,5 mil

O que faz: Sanduíches fast food

Presença no Brasil: Não

10. Supercuts

Segmento: Saúde, Beleza e Bem Estar

Investimento inicial: US$ 144,4 mil a US$ 293,8 mil

Publicidade

Taxa de franquia: US$ 29,5 mil

O que faz: Salões de beleza

Presença no Brasil: Não