A equipe da Ideia no Ar: meta de ter 100 projetos até o fim do ano.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Quatro meses. Essa é a duração do “intensivão” que a empresa Ideia no Ar propõe para ajudar empreendedores a desenvolverem seu próprio negócio com base tecnológica. Atuando há pouco mais de dois anos, a empresa se consolidou como uma lançadora de startups, em uma alternativa às tradicionais incubadoras e aceleradoras – a intenção aqui é focar nos primeiros estágios do negócio, validando o projeto com potenciais clientes e entregando um sistema com funcionalidades para atender aos futuros usuários, como um site ou aplicativo para celular.

CARREGANDO :)

O processo de “lançamento” tem quatro etapas: validação do problema que o empreendedor quer resolver, validação da solução proposta, desenvolvimento do modelo de negócio e, por fim, entrega do produto. O dono da ideia se envolve diretamente e recebe a cada semana novas tarefas, que nortearão as próximas ações. “Nós não desenvolvemos a ideia do nosso cliente. Não trabalhamos para ele, mas sim para o usuário final dele. O nosso trabalho é apoiar este empreendedor com ferramentas e processos e mostrar a ele para onde olhar”, explica Thiago Alves, sócio-fundador da empresa ao lado dos amigos Luís Ribeiro e Phillippe Santana.

3 mil

É o número de startups que a Ideia no Ar quer apoiar até 2017, sendo três globais – com potencial de operação no mundo todo. Hoje, a empresa já apoia projetos em três países: China, Inglaterra e Chile. Das 86 startups lançadas desde junho de 2013, 75% permanecem ativas.

Publicidade

A equipe fixa da Ideia no Ar conta hoje com 12 pessoas, além de uma rede de “lançadores” freelancers: designers, desenvolvedores e programadores que assumem a tarefa fundamental de dar uma “cara” para o negócio e transformá-lo de fato em um produto ou serviço. Entre os projetos já lançados, por exemplo, estão um aplicativo para localizar restaurantes vegetarianos e um site para solicitar fretes.

A empresa tem a seu favor o fato de habitar um ambiente inspirador para negócios inovadores – a Ideia no Ar foi uma das primeiras empresas a se mudar para a Fantástica Casa das Startups, novo escritório de coworking no bairro São Francisco. É de lá que a equipe planeja a expansão dos negócios, com a meta de atender 100 projetos até o final do ano – por enquanto foram 86 –e superar a marca de R$ 1 milhão em faturamento ainda em 2015.

Negócio

O custo que o empreendedor paga para lançar a startup é fixo em R$ 15 mil, independente do porte do projeto. Não há uma seleção prévia ou pré-requisitos. “No contrato, é definido o número de funcionalidades que esse produto terá, mas não quais serão elas, porque isso será discutido no processo. Assim, o cliente se preocupa com o core business, enquanto atuamos na solução e desenvolvimento”, afirma Santana.

A intenção do Ideia no Ar é apostar cada vez mais em um modelo de negócio digital para que todo o processo possa ser feito de forma online, o que permitiria atingir um público mais amplo – atualmente, dois terços dos atuais clientes são de Curitiba. Outro plano em desenvolvimento é a criação de um sistema de franquias, para instalar equipes fixas da Ideia no Ar em cidades do interior do estado.

Publicidade

“Padrinhos”

Conheça algumas das startups lançadas pela Ideia no Ar e que emplacaram no mercado:

Be veg

Criou um aplicativo para Android que ajuda o usuário a encontrar estabelecimentos vegetarianos e simpatizantes nas redondezas, além de exibir informações sobre os locais (lembra o antigo Foursquare).

O Polen

Desenvolveu um plugin para o Google Chrome que transforma a comissão de venda das lojas de e-commerce em doações para instituições e ONGs escolhidas pelo internauta.

Frete Urbano

Gerencia uma plataforma online para clientes e prestadores de serviço de frete de pequenas cargas e mudanças. É possível solicitar o frete e receber orçamentos diretamente pela internet, e também se cadastrar para oferecer os serviços.

3DMapas

Utiliza drones para oferecer, a baixo custo, serviços de mapeamento aéreo de terrenos para empresas de setores como mineração, construção e urbanismo.