• Carregando...
 | Arthur Calasans / Divulgação
| Foto: Arthur Calasans / Divulgação

Um jogo de tabuleiro para estimular a sustentabilidade em pequenas e médias empresas. É com esta proposta que a Fundação Espaço ECO (FEE), organização sem fins lucrativos instituída pela BASF, desenvolveu o jogo "Cidades Sustentáveis – O Jogo da Socioecoeficiência".

Composto por um tabuleiro para até seis pessoas, o jogo propõe que o grupo cumpra a missão de recuperar cidades abandonadas para que se tornem novamente habitáveis, seguindo um modelo socioecoeficiente. Para isso, são apresentadas algumas adversidades aos jogadores, que precisam fazer escolhas sustentadas por valores de sustentabilidade e tomar decisões frente às situações propostas.

Um facilitador conduz o jogo explicando as etapas a serem cumpridas a fim de atingirem o objetivo. No total são seis etapas de jogo. Na primeira, os participantes são estimulados a entender o que aconteceu no passado para transformar a cidade. Em seguida, é preciso fazer escolhas, entendendo toda a cadeia e todas as consequências que as opções podem acarretar. Por exemplo, ao determinar que a cidade vai ter um projeto de economia específico, como piscicultura ou confecções, é necessário saber o impacto que este segmento vai trazer ao futuro da cidade.

O jogo foi criado, segundo Fernando Feitoza, gerente de Educação para a Sustentabilidade da FEE, a partir da necessidade de se traduzir o conceito de socioecoeficiência para diversos públicos, principalmente o corporativo. "Com o jogo, o empresário é estimulado a refletir sobre os impactos da escolha dele sobre os pilares ambiental, social e econômico. É uma oportunidade para pensar em mudanças no cotidiano", explica.

Saiba mais sobre o jogo "Cidades Sustentáveis – O Jogo da Socioecoeficiência" no site da Fundação Espaço ECO:www.espacoeco.org

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]