Curitiba A HSBC Seguros Brasil S.A. anunciou ontem a venda por R$ 300 milhões (US$ 128 milhões) da sua subsidiária de ramos elementares, a HSBC Seguros de Automóveis e Bens Ltda., para a alemã HDI Seguros S.A, do grupo Talanx, com sede em Hannover. A seguradora alemã ainda não decidiu se manterá sua sede em Curitiba, onde emprega 600 pessoas, mas de acordo com a assessoria os três estados da Região Sul compõem a área de concentração de negócios da HDI, o que pode contribuir para evitar sua transferência para outro lugar.
A HSBC Seguros de Automóveis e Bens é uma das quatro subsidiárias da HSBC Seguros, que continuará operando a corretora de seguros, a empresa de capitalização e a carteira de vida e previdência.
Para o presidente do HSBC Bank Brasil, Emílson Alonso, essa transação representa um marco importante nas estratégias de negócios dos dois grupos. "Para o HSBC, significa um aumento na oferta de produtos de ramos elementares a preços cada vez mais competitivos para nossos clientes e a possibilidade de nos concentramos nas atividades de seguros de vida e produtos de aposentadoria complementar e capitalização. Para a HDI, representa a oportunidade de aumentar sua presença no Brasil, valendo-se da rede de distribuição de mais de 2 mil pontos de venda do HSBC."
De acordo com o presidente da HDI Seguros, João Francisco Borges da Costa, a aquisição dá início a uma importante parceria. "A HDI passa a contar na distribuição de seus produtos com o mais qualificado contingente de corretores de seguros do país. São mais de 5,2 mil profissionais espalhados por todo o território nacional. A HDI poderá crescer em um mercado que triplicou de tamanho nos últimos 13 anos e que tem um potencial enorme de crescimento, já que apenas 30% da frota nacional de veículos é segurada."
O contrato, assinado em São Paulo, com divulgação simultânea na Alemanha e no Reino Unido, prevê uma etapa de seis meses para a transição dos negócios. O faturamento bruto anual da HDI Seguros no Brasil passa a ser de mais de R$ 700 milhões de reais este ano e de R$ 800 milhões em 2006. A empresa vai da 11.ª posição para o 7.º lugar no ranking do mercado de autos, com mais de 650 mil veículos segurados. A absorção aumenta em 2,6% a participação da HDI nesse mercado, passando a dominar 5,3%. Considerados todos os ramos, a companhia passa da 19.ª para a 11.ª posição.
Segundo informou a assessoria do HSBC, o valor de R$ 300 milhões será pago pela HDI em duas parcelas, sendo R$ 100 milhões na assinatura e o restante na conclusão do negócio. A transação também prevê um acordo operacional de longo prazo, segundo o qual a seguradora alemã será responsável pelas operações de lançamentos das apólices, que serão distribuídas pela rede de mais de 2 mil pontos de venda em todo o país, formada pelas agências e postos de atendimento bancário do HSBC Bank Brasil e das lojas e filiais da promotora de vendas Losango, empresa do grupo HSBC.
A conclusão da transação está sujeita à aprovação da Superintendência de Seguros Privados (Susep), reguladora do setor de seguros do Brasil.
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