São Paulo - "Nós precisamos de você". Foi assim que o vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento de serviços online da Microsoft, Satya Nadella, iniciou um e-mail enviado na última semana aos funcionários da empresa. Em tempos de crise, uma frase assim poderia anunciar um pedido de maior empenho e compreensão por parte dos empregados. Não era o caso: a empresa liberou para testes internos o Kumo, uma ferramenta de buscas renovada e que pode, em breve, substituir o LiveSearch.
"Apesar do progresso feito por buscadores, 40% das pesquisas não retornam resultados; metade delas também são feitas por pessoas que querem retomar tarefas antigas e 46% das sessões de busca duram mais de 20 minutos. Esses dados sugerem que os consumidores frequentemente não encontram o que querem", escreveu o executivo.
O Kumo ajudaria a solucionar o problema agrupando os resultados segundo temas prováveis. No exemplo, com uma busca por Taylor Swift, vê-se as respostas separadas por fotos, letras de música, rádio e sites com informações sobre a cantora americana.
- Troca de operacional pode levar a economia de energia
-
Como um não-petista se tornou um dos ministros mais poderosos de Lula
-
Mais mortes são confirmadas no RS e Guaíba permanece acima da cota de inundação
-
Marcelo Odebrecht falou sobre R$ 300 milhões dados ao PT em depoimento anulado por Toffoli
-
Caixa propôs auxílio-creche de R$ 4.500 para dirigentes que ganham acima de R$ 40 mil, diz site
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Petrobras terá nova presidente; o que suas ideias indicam para o futuro da estatal
Agro gaúcho escapou de efeito ainda mais catastrófico; entenda por quê