• Carregando...

Curitiba – O comércio de fogos, que até alguns anos atrás se restringia às festas juninas, evoluiu, buscou novas tecnologias, conquistou o público com a beleza dos shows pirotécnicos e hoje um único espetáculo chega a custar R$ 1,5 milhão. Esse é o preço que a prefeitura do Rio de Janeiro pagará à empresa paranaense Lanza, que pelo terceiro ano abrilhantará o réveillon de Copacabana. A Lanza também é responsável há 15 anos pelo show de fogos do Natal do HSBC, em Curitiba, e há dez anos pelos espetáculos pirotécnicos do Natal Luz, de Gramado, no Rio Grande do Sul, e pelos fogos que animam o Festival de Parintins, no Amazonas.

No Brasil, a produção de fogos de artifício está concentrada em Santo Antônio do Monte, Minas Gerais, onde existe um pólo com 65 fabricantes. Entretanto, a beleza, qualidade e o preço dos fogos chineses conquistaram as empresas nacionais responsáveis pela realização de shows pirotécnicos. No réveillon de Copacabana, por exemplo, a Lanza vai utilizar, nos 15 minutos do espetáculo, apenas fogos importados da China.

Segundo o diretor da Lanza, Moisés Lanza Lopes, para o espetáculo de Copacabana serão usadas 40 mil bombas de 3 a 16 polegadas e 87 toneladas de fogos. A empresa, fundada há 65 anos em Curitiba, foi a vencedora da licitação realizada pela prefeitura do Rio de Janeiro, concorrendo com seis empresas do Brasil, Itália e Espanha. O mercado de fogos de artifício é bastante concorrido, mas a maioria das empresas não está apta a esse tipo de serviço, que exige muito treinamento e especialização, diz o empresário.

Para a passagem do ano em Copacabana, a Lanza apostou na inovação e comprou fogos que se transformarão em letras para formar frases como"Rio 06", além dos números que farão a contagem regressiva do ano-novo. As novidades que serão utilizadas pela Lanza são produzidas apenas por duas fábricas na China e os efeitos jamais foram vistos na América do Sul, segundo o diretor da empresa. Para esse show, a Lanza contará com a ajuda de 60 profissionais, dos quais 10 já estão trabalhando.

Outros trabalhos

Também já foram iniciados os trabalhos para os 12 shows do Natal do HSBC, no Palácio Avenida, em Curitiba. Segundo Moisés Lanza, esse espetáculo exige cuidados especiais, principalmente por estar localizado no centro e com o público se aglomerando próximo ao evento.

A população de Curitiba também poderá ver os shows pirotécnicos da Lanza nos 14 dias do Natal Empresarial na Praça Santos Andrade, bem como na abertura do Natal de Curitiba, que acontecerá na próxima quarta-feira, no Castelo do Batel.

De acordo com Lanza, o setor – tanto fabricantes de fogos quanto promotores de shows pirotécnicos – aposta no crescimento do faturamento em 2006. É que no próximo ano, além de ser período eleitoral, haverá a Copa do Mundo de Futebol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]