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Boiko Júnior, da Brasil Sul: se der certo, experiência vai ser ampliada | Divulgação
Boiko Júnior, da Brasil Sul: se der certo, experiência vai ser ampliada| Foto: Divulgação

Uma parceria da empresa de ônibus Brasil Sul, com sede em Londrina, com a operadora Vivo resultou na primeira experiência de acesso à internet em ônibus rodoviários do país. O projeto entrou em fase de testes no mês passado, na linha Toledo-São Paulo. O trecho é de 900 quilômetros, que implicam em 14 horas de viagem – um tempo que pode ser mais produtivo e bem aproveitado se o passageiro puder ler e-mails, acessar seus sites preferidos ou trabalhar on line.

O teste está sendo feito em dois veículos da Brasil Sul, do tipo leito. Se a experiência der certo, será estendida mais 38 ônibus, metade da frota da empresa. Assim o sistema passará a abranger todas as linhas regulares operadas pela Brasil Sul nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, e estará presente tanto em carros-leito quanto naqueles do tipo executivo. Nesse caso o investimento total, explica Estefano Boiko Júnior, diretor administrativo da companhia, será de R$ 20 mil. O valor resume-se à instalação de um roteador 3G com um chip da Vivo habilitado com o pacote de dados Zap para acesso à banda larga – não é necessário fazer maiores adaptações no ônibus.

O sinal é repassado por wi-fi aos passageiros portadores de notebooks ou de celulares compatíveis com a internet wireless, que podem então conectar-se gratuitamente à rede. No momento da compra da passagem, o viajante é informado de que o trajeto tem internet disponível.

Dois fatores foram essenciais para a escolha do trecho Toledo-São Paulo. O primeiro é o perfil do cliente, formado em boa proporção por profissionais que trabalham ou estudam em uma das cidades e fazem a viagem com certa frequência. O outro é a disponibilidade do sinal 3G da operadora no caminho dos ônibus, que é feito via Londrina e serve ainda às cidades de Assis Chateaubriand, Campo Mourão e Goioerê. Há ainda partes do trajeto onde o sinal disponível é Edge (tecnologia intermediária, cuja velocidade de conexão é menor). "Os motoristas estão sendo treinados para explicar aos clientes onde a internet vai ‘pegar’ melhor e para orientá-los sobre como conectar-se", diz Leandro Vieira Chaves, gerente de Tecnologia da Informação da Brasil Sul. Brasil Sul e Vivo já eram parceiras de negócios na telefonia corporativa.

A passagem de Toledo a São Paulo custa R$ 233,00, e o sentido inverso sai por R$ 236,50 (a diferença explica-se pelas tarifas de embarque cobradas pelos terminais rodoviários de cada cidade). Boiko Júnior diz que o benefício da internet não levará a acréscimos na tarifa, mas deve ser percebido como vantagem pelos clientes – o que deve resultar numa uma maior ocupação dos ônibus da empresa. No trecho em questão a Brasil Sul tem uma única concorrente, a Pluma.

A Brasil Sul também tem presença no mercado de fretamento de ônibus. Ao menos por enquanto, diz o diretor Boiko Júnior, o projeto da internet embarcada deixa de fora os carros usados em fretamento, a não ser que algum cliente com necessidades específicas procure a empresa.

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