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A Vicom, empresa controlada pela americana Comsat e contratada pelo Ministério das Comunicações para operar o Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac)-terá que dar garantias de funcionamento do serviço. OGesac é um dos mais importantes programas de inclusão digital do governo, com 3.200 pontos em todo o país, que permitem o acessoà internet por meio de satélite. Na última quarta-feira, a Hispamar, empresa de satélite subcontratada da Vicom, suspendeu o sinal de 900 pontos por duas horasdevido aproblemas comerciais entre as duas empresas.

- Imediatamente após eu ser comunicado que estava havendo o problema ligamos diretamente para a Hispamar e assumimos com eles o compromisso. Ponha no ar de novo que vamos tratar disso para a frente. Não era problema do Ministério das Comunicações. Não podíamos ser prejudicados por uma situação administrativa entre duas empresas - disse o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

O ministro contou que não existe nenhum problema no pagamento dos serviços de Gesac porque o dinheiro disponibilizado para o programa está em caixa. Cada ponto por mês custa para o Ministério em torno de R$ 1.200. O custo total do programa por mês é de R$ 3,3 milhões.

- Recebemos a fatura da Vicom, fazemos o procedimento administrativo da fatura e em seguida, 10 dias depois no máximo que recebemos a fatura,fazemos o pagamento. Normalmente, estas faturas chegam um pouquinho atrasadas. Recebemos a fatura de janeiro no final de fevereiro e ainda não recebemos a fatura de fevereiro. Mas na medida em que vamos recebendo vamos pagando. Até porque não temos problema - contou.

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