• Carregando...

A revista norte-americana "Business 2.0" ouviu 50 pessoas que considera as "mentes mais brilhantes dos negócios" para saber quais os conselhos que eles dão para o próximo ano. O site G1, da Globo.com selecionou trechos de respostas de alguns entrevistados que trabalham em áreas relacionadas à tecnologia; confira o que eles dizem.

- Sergey Brin, co-fundador do site de buscas Google

Tenha sucesso com a simplicidade"Simplicidade é uma tendência importante na qual estamos focados. A tecnologia está caminhando para se tornar ainda mais complexa, mas a simplicidade foi um dos motivos pelos quais as pessoas aderiram ao Google inicialmente. O problema da complexidade deve ser resolvido para as tecnologias on-line, para os aparelhos, os computadores, e é muito difícil. O sucesso vem da simplicidade. Olhe para a Apple: o sucesso que eles conquistaram e o que estão fazendo."

- Chris DeWolfe, co-fundador do site de relacionamentos MySpace

Mantenha sociais as redes sociais "A chave é ser verdadeiro em relação às normas e valores de suas comunidades virtuais. Você não pode simplesmente se forçar a ‘vender’ aquilo que as pessoas não querem. Esse conselho é geralmente bom para os marqueteiros e funciona em sites como o MySpace. Você tem de encontrar maneiras de ser consistente com a marca de sua identidade, além de adicionar valor à vida de seus conhecidos."

- Chad Hurley, co-fundador do site de vídeos YouTube

Dê à sua empresa iniciante uma chance para brigar"Em primeiro lugar, é necessário lançar seu produto ou serviço antes de qualquer investimento. Veja como as pessoas reagem a ele antes de ter uma apresentação em PowerPoint ou um plano de negócios. Depois, saia em busca de feedback. Quando começar a construir o produto, não pense que sabe todas as respostas: ouça a comunidade e faça adaptações. O terceiro passo é dar aos parceiros o que eles querem. Se aproxime deles com conceitos que possa mexer com suas cabeças e responder às suas necessidades."

- Michael Dell, fundador e presidente da Dell Computer

Pense grande"A oportunidade para os empresários está em países emergentes -- como China, Índia e Brasil --, onde o acesso à tecnologia está transformando suas economias. Enquanto a tecnologia ajuda a construir um mundo mais rico (e melhor, no qual as pessoas conseguem satisfazer suas necessidades), precisamos prestar atenção nos outros 6 bilhões de pessoas que ainda precisam se conectar à internet. Considere essa como a oportunidade digital de sua vida: conectar o próximo bilhão de usuários. As empresas e indivíduos têm um papel essencial na expansão do acesso digital. Essa oportunidade melhora vidas e também expande mercados, aumentando a quantidade pessoas conectadas em todo o mundo".

- Kevin Rose, fundador do site de conteúdo on-line Digg

Deixe que o usuário faça o show"Deixar que os usuários controlem seu site pode ser aterrorizante em um primeiro momento. Desde o primeiro dia, nos perguntávamos o que seria de nossa página inicial, já que é impossível prever o que será produzido. Mas dar o controle ao consumidor foi importante para trazer cada vez mais e mais pessoas para o site. Eles criam um sentimento de propriedade e descoberta ao mesmo tempo. Se você der aos internautas as ferramentas para dividir seu conhecimento com os outros, eles as usarão para promover aquilo que realmente lhes interessa."

- Philip Rosedale, fundador e diretor-executivo da Linden Lab, criadora do universo Second Life

Descubra os motivadores da vida real na economia virtual"Acredito ser possível que a economia relacionada a itens virtuais ou identidades vai se tornar ainda maior que economias parecidas no mundo real. Quando seu avatar [personagem virtual] combina com um filme de Hollywood e quando você constrói um personagem tão rico no qual pode ser observado cada tatuagem, poro e cicatriz, é possível ver situações em que as pessoas se apegam mais àquela identidade do que seu corpo verdadeiro, porque no primeiro caso é mais fácil fazer modificações. Há pessoas que perderam peso ou fizeram alterações no corpo por causa do Second Life, que é considerado um ambiente ‘plastificado’. E é tão plastificado que vicia. Você volta para o mundo real e pensa: ‘por que não posso também pintar essas paredes [do mundo real]’?"

- Stewart Butterfield, co-fundador do site de organização de fotos Flickr

O objetivo tem de ir além do dinheiro"Deve haver um bom motivo para aquilo que você está fazendo. É necessário realmente se importar com aquilo o que você faz. É importante ganhar dinheiro, mas se essa for a única razão, não haverá muito sucesso. Você precisa ter funcionários felizes, clientes satisfeitos e fornecedores confiáveis para consolidar uma empresa e também seus lucros".

- Brad Garlinghouse, vice-presidente de comunicações e comunidades do Yahoo!

Importe-se com o usuário final"Certamente não é fácil manter 350 milhões de usuários satisfeitos. Por isso, a primeira coisa que você realmente tem de entender é qual a prioridade de seus clientes. Muitas vezes, empresas tentam oferecer os serviços e produtos mais descolados e novos, mas eles podem satisfazer apenas 1% das pessoas. É necessário entender o que o usuário final realmente quer."

- Joe Kraus, co-fundador e diretor-executivo do JotSpot, pioneira em aplicativos via internet

Seja comprador pelo Google"Eu diria: ‘não tente’. O simples fato de trabalhar para ser comprado fará com que isso não aconteça. Construir uma empresa que é totalmente independente e tem um modelo de negócios de sucesso aumenta as chances de você ser comprado. Se você não tem outra escolha, os compradores saberão disso."

Veja a reportagem completa no site da CNNMoney.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]