• Carregando...

Empresários paranaenses se reúnem a partir de hoje (9), para discutir os efeitos da crise financeira sobre a economia brasileira e possíveis conseqüências para as indústrias paranaenses.

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) está promovendo, em cinco municípios, o Fórum Regional 2009 Reflexões Sobre a Economia na Vida das Empresas, começando por Ponta Grossa. Na terça-feira (10), será a vez de Londrina, depois Maringá (11), Curitiba (12) e Cascavel (17).

Na opinião do presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, seis meses depois de ser deflagrada, a crise transformou-se numa onda gigantesca que está causando estragos reais na economia brasileira e a grande tarefa é evitar uma longa recessão.

Especialistas nacionais vão debater a crise com empresários, representantes de sindicatos empresariais, associações empresariais e comitês temáticos do Paraná. A idéia é ouvir propostas coletivas dos empresários que possam mobilizar competências que estão dispersas.

No último mês de dezembro a atividade industrial paranaense apresentou aumento atípico de 2,38% em relação ao mês anterior, conforme mostra a pesquisa do Departamento Econômico da Fiep. Com o desempenho de dezembro, o resultado acumulado em 2008, em comparação a 2007, registrou aumento de 8,82% nas vendas.

Esses índices, segundo o Departamento Econômico, possibilitaram que no ano passado fosse registrado o maior faturamento da série histórica de vendas industriais no Paraná. O temor dos empresários é de que esse cenário não se repita este ano, dadas as condições climáticas adversas, que apontam queda na produção agrícola e perspectiva de redução da economia nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]