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A proximidade do fornecedor é um dos itens considerados pelo grupo que deseja investir numa determinada região. "A indústria leva em conta uma equação muito simples: a maximização dos lucros e minimização dos custos, que facilite o retorno do capital investido", lembra Gilmar Lourenço, do Ipardes.

Para reduzir os custos, o grupo Mascarello, que fabrica carrocerias de ônibus em Cascavel, investiu num processo de produção interna, que empregou mais 400 pessoas, para a fabricação de poltronas, janelas, fibra, espuma e pinturas.

Segundo o diretor-comercial do grupo, Antonino Jacel Duzanowski, os principais fornecedores de itens de montagem estão em estados como São Paulo e Santa Catarina. Segundo ele, uma rede consolidada na região seria positiva. "O pronto atendimento nas aquisições de produtos seria um diferencial, além de fortalecer a economia local", aponta.

O grupo Paccar, que anunciou recentemente a construção de uma fábrica de caminhões no valor de US$ 200 milhões em Ponta Grossa adiantou que tem interesse nos fornecedores regionais, mas que recorrerá a outros estados se houver necessidade.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, afirma que a aquisição de produtos do setor metal-mecânico em outros estados é "natural". "Assim como as indústrias do setor instaladas no Paraná têm negócios com outros estados", frisa. "A indústria metal-mecânica tem crescido muito. Não vejo que ela esteja atada, mas em uma boa fase", afirma.

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