• Carregando...

Ilha do Silício

Um terço do PIB vem do setor de tecnologia

Refúgio de emigrados chineses depois da tomada do poder pelos comunistas em 1949 a ilha de Taiwan é o país que mais exporta tecnologia para o mundo e abriga mais de mil indústrias de eletrônicos e componentes para computadores. Taiwan movimenta em média U$ 89 bilhões (média dos últimos cinco anos) em exportações de produtos do setor tecnológico. A organização de parques industriais favoreceu o desenvolvimento das empresas de tecnologia que hoje são responsáveis por gerar um terço do Produto Interno Bruto (PIB) daquele país. (DN)

As relações comerciais e industriais entre Brasil e Taiwan estarão em debate hoje durante o Encontro Empresarial Brasil-Taiwan, que acontece em São Paulo. A intenção do encontro, promovido pelo Taiwan Trade Center do Brasil, é reunir 70 fabricantes taiwanesas, com atuação no país, para uma rodada de negócios com as empresas brasileiras convidadas para o evento.

O vice-ministro da Economia de Taiwan, Sheng-Chung Lin estará presente para falar sobre os negócios entre os dois países e explicar as leis e regulamentos de importação e os procedimentos de licitação taiwaneses. "Muitas empresas brasileiras exportam para Taiwan. Além disso, há grandes indústrias taiwanesas atuando no Brasil. Aproximá-los fortifica os laços comerciais", afirma Fred Chung do departamento de eventos do Taiwan Trade Center.

A ilha de Taiwan é conhecida por seu potencial tecnológico e entre as principais empresas participantes do evento estão as desse segmento como, a MSI Computer, a Asus e a D-Link. De acordo com o diretor comercial da MSI, Marcelo Martins, e com o diretor comercial da D-Link, Antenor Nogara, as empresas taiwanesas com atividade no Brasil aproveitarão o encontro para estreitar o relacionamento e trocar experiência sobre os produtos e serviços prestados.

Além do debate, haverá espaço para a exposição de lançamentos em um evento paralelo, o Show de Tecnologia. De acordo com a organização do encontro as principais novidades serão da indústria da comunicação. Lançamentos na área de segurança de dados, novos computadores portáteis e tecnologia 3G deverão ser as principais atrações.

O escritório que organiza o evento funciona como uma câmara do comércio entre Brasil e Taiwan e é uma extensão da Taiwan External Trade Development Council (Taitra), uma organização semi-governamental daquele país. "Com o encontro procuramos fomentar o comércio internacional de Taiwan através da excelente parceria que temos com o Brasil", diz Chung.

Serviço:

Encontro Empresarial Brasil-Taiwan. Dia 9 de março no hotel Caesar Park Faria Lima. São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]