• Carregando...

Há três anos Curitiba se consolida como cidade capaz de receber grandes eventos. A capital paranaense é a quinta mais procurada por eventos nacionais e a nona para eventos internacionais realizados no Brasil – mercado que movimenta mais de 50 segmentos e gera 170 mil empregos. Nesse processo de crescimento, uma poderosa garota-propaganda foi a Organização das Nações Unidos (ONU), que realizou suas conferências sobre biodiversidade, em março. Depois disso, o espaço anfitrião, o Expo Trade, de Pinhais, já foi sondado por oito grandes eventos internacionais e fechou 50 contratos para 2007. Além disso, ganhou fôlego para engatar três projetos de hotel com 600 apartamentos, no mesmo terreno do centro de exposições, num investimento de R$ 62 milhões. O primeiro hotel deve ser inaugurado no início de 2008.

Outro incentivo para o crescimento da cidade como destino do turismo de negócios tem sido a feira Latin America and Caribbean Incentive & Meetings Exhibition – Lacime, que ocorre em São Paulo desde 2004. Na edição encerrada ontem, a marca "Curitiba" está exposta em um formato privilegiado. Num estande de R$ 22 mil, estão lado a lado empresas concorrentes na iniciativa privada e o governo, que dividiram custos para divulgar a cidade aos realizadores de eventos nacionais e estrangeiros.

Participam da iniciativa a operadora ferroviária Serra Verde, os espaços de eventos Expo Trade e Estação Embratel e os hotéis Bourbon, Bristol e rede Slaviero, além do Instituto Municipal de Turismo.

Além do público esperado de 3 mil pessoas, foram convidadas 400 empresas para reuniões de negócios. O estande de Curitiba foi visitado por quatro delas no primeiro dia de feira: três agências de viagens (da Alemanha, Áustria e Venezuela) e a americana Cinemark. Todos vão a Curitiba no fim da semana para sondar a infra-estrutura de eventos in loco. "Quero diversificar nossa conferência mundial em 2008, pois quase sempre fazemos em Cancun", explica a executiva Ariadna Luna, que veio de Dallas para o evento. "Ouvi dizer que Curitiba tem muita cultura e influência européia. Vou conhecer." Curitiba foi apresentada como um destino que desponta, ao lado da região das hortênsias (Serra Gaúcha) e Bonito (MS).

Varig frustra evento

O volume de negócios esperado inicialmente pela organização da feira (R$ 5 milhões), foi revisto para baixo em 30%, devido ao cancelamento do vôo de 40 dos compradores internacionais que viriam com a Varig.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]