• Carregando...

O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que o abastecimento de energia foi restabelecido em todas as capitais dos Estados do Nordeste afetados pelo apagão que começou por volta das 15h desta quarta-feira, 28. Segundo o ONS, o fornecimento de aproximadamente 8 mil megawatts de energia elétrica foi interrompido.

A Eletrobras confirmou que a interrupção se deu nos Estados do Piauí, Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No Maranhão, vários municípios do interior ficaram sem energia. "A causa está sendo diagnosticada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) que deverá se posicionar sobre essa falta de energia", diz uma nota da companhia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel ) informou que a falha é, considerada internamente como de "grandes proporções". Em diversas cidades, o trânsito ficou caótico, em razão dos semáforos desligados. A maioria dos hospitais e dos aeroportos funcionou por meio de gerador.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que foi comunicada da falha, considerada internamente como de "grandes proporções".

A agência foi informada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) de que a transmissão de energia na região caiu de 10 mil megawatts para mil megawatts, ou seja 10% do nível normal. A causa do problema, entretanto, ainda não foi encontrada.

Transtornos

O blecaute causou muitos transtornos para a população. Os reflexos mais imediatos se dão sobretudo no trânsito, em razão dos sinais apagados, e nas redes de comunicação.

Em Salvador todos os semáforos pararam de funcionar, segundo a empresa municipal de trânsito. Comerciantes estavam fechando as portas mais cedo em decorrência da queda dos sistemas de pagamento.

O blecaute também afetou o funcionamento da sinalização de trânsito em Fortaleza, que já registra engarrafamentos e filas nos pontos de ônibus. Pelo menos um hospital particular suspendeu o atendimento de emergência em casos mais simples em razão da impossibilidade de realização de exames.

Também há inúmeros relatos de pessoas presas em elevadores. Na capital baiana, em apenas uma rua no bairro da Pituba, região nobre da cidade, cinco prédios registravam o problema.

Felipe Plessim, 27, conversou com a reportagem enquanto estava preso no elevador de seu prédio. Afirmou que estava indo para a faculdade e que provavelmente perderá as aulas, mas que a situação estava tranquila porque ainda conseguia falar pelo celular.

No Piauí, o apagão afetou todos os 224 municípios no Estado, causando transtornos principalmente nos hospitais e trânsito. A Eletrobras também confirmou apagão total em Alagoas, onde as escolas estaduais dispensaram os alunos mais cedo em razão da falta de energia.

Na Paraíba, as ligações de celular e a internet móvel foram afetadas. A comunicação estava complicada na capital, João Pessoa.

Histórico

Desde setembro do ano passado, quando Dilma anunciou que haveria um corte médio de 20% nas tarifas de energia aos consumidores a partir deste ano, ocorreram seis blecautes de grandes proporções em diversos Estados brasileiros.

No ano passado, as falhas no fornecimento de energia fizeram o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) vir a público para tranquilizar a população.

Na época, ele disse que não haveria racionamento de energia elétrica no país "nem agora, nem nunca mais".

No último apagão de 2012, mais de 3,5 milhões de consumidores, em 12 Estados, ficaram sem luz por uma hora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]