| Foto: Reprodução/

Uma cidade do interior da Polônia trouxe uma solução genial para um problema enfrentado por muitos ciclistas que pedalam à noite: a iluminação das vias. Lidzbark Warminski, no Nordeste do país, inaugurou no final de setembro uma ciclovia que brilha no escuro.

CARREGANDO :)

Desenvolvida pela companhia europeia de tecnologia TPA Instytut Badań Technicznych Sp. z o.o., a ciclovia é, além de funcional, sustentável, pois é carregada durante o dia, por meio de luz solar. O asfalto contém partículas sintéticas chamadas de “luminóforos”, que durante a noite emitem a energia captada do Sol, refletindo uma luz azul metálica. Segundo a empresa, a luminosidade dura cerca de 10 horas.

Veja também
  • Eólicas podem suprir 20% da energia do mundo até 2030
  • “Smart grids” vão tornar mais eficiente a distribuição de energia nas grandes cidades
  • Cinco mil brasileiros já geram a própria energia em casa
Publicidade

À ABC News, o CEO da TPA, Igor Ruttmar, afirmou que espera que a ciclovia iluminada ajude a prevenir acidentes de ciclistas e pedestres durante o período noturno. “É um problema que enfrentamos com certa frequência aqui na Polônia, principalmente em locais afastados dos grandes centros, que acabam ficando mais escuros durante a noite”, afirmou.

Por enquanto, a ciclovia é bastante curta, com cerca de 100 metros de comprimento. “Queremos ver primeiro como a via se comporta durante o inverno [que começa em dezembro no Hemisfério Norte], para que possamos fazer planos de aumentá-la”, disse Ruttmar.

Confira um vídeo sobre a ciclovia brilhante, feito pelo jornal polonês Gazeta Olsztyńska:

Colaborou: Mariana Balan.

Publicidade