• Carregando...

O mundo GSM ferveu na Espanha. Mas o universo CDMA continua a evoluir. A Qualcomm, pioneira da tecnologia, já começa a delinear um mapa para as duas linhas de evolução do padrão (EVDO e WCDMA) com as plataformas DMMX e HMMX. MMX, em numerais romanos, é 2010 – exatamente "o ano em que faremos contato" com a quarta geração (ou algo próximo a isso).

Falando em EVDO, a terceira geração do CDMA (que já é adotada pela Vivo), ele está se preparando para uma turbinada. A versão existente é a Revisão Zero, mas ela vai ganhar velocidade com a Revisão A e mais ainda com a Revisão B. O WCDMA, supostamente tido como uma linha de evolução GSM, mas na verdade uma tecnologia diferente, só melhorou mesmo com a chegada do HSDPA, a turbinada no downlink. O WCDMA atual ainda é muito limitado em velocidade. No downlink, o máximo é de 384 Kbps. O EVDO atual, por exemplo, atinge picos de 2,4 Mbps no download.

Como se não bastasse, a aquisição de empresas pela Qualcomm aponta para mais novidades. Através da Iridigm, eles pretendem bolar um padrão de tela de celular baseado nas propriedades reflexivas das asas da borboleta! Isso significa poder levar o celular para o sol e enxergar perfeitamente o display (algo difícil hoje). Outra aquisição, a Trigenix, trabalha com personalização da área de trabalho do celular, com a criação de atalhos como no computador. Uma terceira empresa, a Flarion, trabalha com OFDM, tecnologia para transmissão de sinal de TV e conteúdo multimídia. E tem ainda o MediaFlo, com freqüência dedicada para transmissões de vídeo ao vivo para celulares, que deve entrar em operação em outubro nos EUA.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]