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As médias empresas de tecnologia da informação (TI) brasileiras estão preocupadas em melhorar o relacionamento com o cliente e o gerenciamento dos funcionários para manter-se competitivas e inovadoras. Mais de 60% dos executivos brasileiros de TI citam o relacionamento com a clientela como um desafio para atingir seus focos de atuação nos próximos anos. A constatação faz parte de um levantamento realizado pela Braun Research e divulgado pela IBM, com o objetivo de constatar tendências de inovação e traçar planos de parceria entre as médias empresas e a maior companhia do mundo na área.

"A pesquisa mostra que as empresas de informática estão deixando de se preocupar com a tecnologia pura, para se voltar também para a qualidade do relacionamento com o cliente", avalia o coordenador dos cursos superiores na área de tecnologia do grupo Opet, Kristian Capeline. Segundo ele, historicamente, a área de tecnologia da informação é considerada um setor que não possui bom relacionamento com outras áreas das empresas ou com seus clientes. "Essa aproximação com o cliente para quem são desenvolvidas as soluções é um desafio a ser vencido", afirma.

De acordo com o levantamento, as empresas acreditam que seus maiores desafios para continuarem inovadoras na área de TI são melhorar o relacionamento com o cliente (63%), o gerenciamento do capital humano (55%) e a colaboração por meio dos funcionários e parceiros (53%). As barreiras apontadas pelos entrevistados para lidar com esses problemas são o longo tempo de implementação dos projetos (52%), os custos das inovações (46%) e a incapacidade de implementar a tecnologia sem novos financiamentos (43%). "São dificuldades semelhantes às das pequenas e microempresas da área. Demora muito tempo para se desenvolver, validar e vender uma solução nova em tecnologia. Enquanto isso, é preciso gerenciar uma boa equipe e ter como financiá-la", confirma Marisângela Brittes, sócia de uma empresa de desenvolvimento de software nascida na incubadora tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O diretor de pequenas e médias empresas da IBM Brasil, Luiz Bovi, explica que o levantamento ajudará no esforço da multinacional pela formação de alianças com empresas menores. "Com a pesquisa é possível entender melhor o momento que as empresas estão vivendo. Com as parcerias, podemos desenvolver soluções mais focadas nas necessidades específicas dos clientes", diz. A pesquisa ouviu 200 executivos de empresas brasileiras e outros 959 representantes do Canadá, China, Leste Europeu, Europa Ocidental e Estados Unidos. A opinião dos executivos brasileiros acompanha as necessidades e tendências apontadas pelo levantamento global.

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