• Carregando...

São Paulo – O fluxo de recursos estrangeiros para o Brasil "veio para ficar" e a indústria brasileira já está se adaptando a essa situação, avaliou ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Após reunir-se com um grupo de investidores internacionais voltados ao longo prazo, Mantega reiterou sua análise de que o Brasil é hoje menos vulnerável e lidou bem com a recente crise global de crédito – tornando-se, assim, um "pólo de atração" de recursos.

"É inevitável que o Brasil se torne investment grade... portanto, temos que nos conformar por atrair mais capital externo. Para mim, esse fluxo veio para ficar", disse. Segundo ele, a indústria brasilera está se adaptando a essa realidade. Ele citou como exemplo a importação de máquinas e equipamentos a custos menores e a melhora da produtividade.

"O que estamos vendo é uma transformação da indústria brasileira", insistiu. "Não tenho ouvido reclamação de nenhum exportador neste momento. O setor têxtil, por exemplo, está crescendo mais voltado para o mercado interno."

Mantega reiterou que, por trabalhar com um regime de câmbio flutuante, o governo não estabelece patamares para o câmbio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]