• Carregando...

Você pode descrever as suas pesquisas com avatares e a realidade virtual?

Usando ambientes de realidade virtual, descobrimos que avatares de pessoas altas fazem que os voluntários se imponham mais em negociações, se os outros participantes aparentarem ser mais baixos. Também percebemos que, se portarem um avatar de uma pessoa mais atraente do que são na vida real, as pessoas tendem a buscar parceiros ou parceiras tão ou mais atraentes. E isso não funciona apenas no experimento, mas vaza às vezes para a vida real.

Esses experimentos confirmam que avatares podem mudar a percepção que fazemos de nós mesmos?

Por esse estudo e por outros similares, descobrimos que a aparência que cada pessoa espelha em seu avatar pode, sim, mudar o seu comportamento em outros ambientes. A pessoa pode, internamente, assumir essas características e começar a agir de acordo com elas em seu cotidiano offline.

Essa mudança pode tem um reflexo em longo prazo ou seu efeito é apenas imediato?

Em alguns casos, talvez ela possa ter reflexo em longo prazo. Mas não sabemos ao certo, já que essa é uma área relativamente recente de pesquisa acadêmica. Em curto prazo, podemos, sim, mudar a maneira como encaramos certos aspectos da nossa personalidade a partir do avatar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]