• Carregando...
Veja o que pode ser deduzido do imposto de renda |
Veja o que pode ser deduzido do imposto de renda| Foto:

De novo

Errou? Corrija na retificação

O contribuinte pode corrigir as informações enviadas à Receita Federal, a qualquer tempo, fazendo uma declaração retificadora. Para isso, basta abrir o documento já enviado e, na primeira tela, responder "Sim" à pergunta "Essa é uma declaração retificadora?". Se esta nova declaração for enviada antes do término do prazo, em 30 de abril, o contribuinte pode, inclusive, alterar o modelo de preenchimento (de simplificado para completo e vice-versa). Vale lembrar, no entanto, que depois de enviada a retificadora, é esta declaração que fica valendo para a Receita Federal. Ou seja, o novo documento entra no fim da fila para processamento.

  • Saiba quem pode ser incluído como dependente
  • Veja quando começa a ser entregue a restituição

Caneta e comprovantes de despesas em mãos, é hora de decidir como fazer a declaração de Imposto de Renda. O contribuinte pode escolher entre aproveitar a dedução única de 20% sobre os seus rendimentos, ou então, apresentar ele mesmo os valores a serem deduzidos -- o que até o ano passado era chamado de modelo completo.

Para escolher, o contribuinte precisa fazer um levantamento de todas as suas despesas dedutíveis e avaliar se ele é superior ao desconto padrão. O próprio programa da Receita Federal ajuda a fazer essa comparação (na última tela do programa há um comparativo das duas opções). "O recomendável é fazer a declaração completa, incluindo tudo que pode ser abatido, depois fazer essa comparação ", sugere o advogado tributarista Lázaro Rosa da Silva, do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco). Feito isso, é só avaliar em qual das opções o valor devido é menor ou então, a restituição é maior.

Silva lembra, no entanto, que todas as despesas apresentadas no documento precisam ser comprovadas com algum recibo, caso o contribuinte caia na malha fina. "Se optar pelo desconto padrão de 20% ele não precisa comprovar nada para ninguém. A receita não vai pedir comprovantes de gastos. Então, para quem não tem gastos comprovados, este é o melhor caminho."

Casais

Outra decisão importante, no caso dos casais, é a escolha da declaração em conjunto ou separadamente. Como regra geral, dizem os especialistas, o melhor é que cada um apresente o seu documento, caso ambos tenham rendimentos. Isso porque, somando os rendimentos, é possível que eles passem para uma alíquota superior.

Vale lembrar que se o casal fizer as declarações em separado, os dependentes só podem ser incluídos, para dedução, em uma delas. Da mesma maneira, é preciso incluir no documento os rendimentos destes dependentes, caso eles tenham.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]