• Carregando...

O fotógrafo Luciano Sampaio não pestanejou na hora de escolher entre um smartphone ou um netbook: o Nokia 5800 que ele carrega consigo resolve, senão todas, boa parte das suas necessidades de internet. "O netbook para mim não seria tão prático, eu estaria carregando muito mais peso e teria que carregar um telefone ao mesmo tempo [para usar como modem]. Como eu acabo escrevendo pouca coisa, para mim o tecladinho do telefone já é suficiente. E muitas das funcionalidades de um netbook eu não preciso no dia a dia, como editar documentos ou planilhas."

De fato, decidir se você precisa mais de um netbook ou de um smartphone começa por uma simples questão. O que é mais necessário: produtividade ou conectividade? Você precisa de um aparelho para criar e editar arquivos com facilidade ou de um equipamento que esteja sempre à mão, para se conectar à web de qualquer lugar? No caso do fotógrafo Sampaio, pesou a se­­gunda opção. "Eu estou conectado na internet 70% a 80% do tempo."

Assim como ele, o psicólogo Pablo de Assis não larga do seu N95, também da finlandesa No­­kia. O aparelhinho serve como o básico telefone celular até como equipamento para gravação e edição de podcasts (arquivos de áudio e vídeo), que ele posta em seu blog (entaovejabem.wordpress.com). E não para por aí: as contas a pagar não são mais impressas, mas sim geradas em PDF e mostradas na tela do aparelho quando ele vai ao banco. O GPS ajuda na hora de localizar um endereço, a internet é muito usada para posts no twitter e busca de informações e o potente alto-falante ajuda nas sessões de relaxamento com os pacientes. "Dá para ligar na televisão também, tem um cabo RCA e uso para fazer apresentações em PowerPoint."

Escolha

A escolha entre um ou outro aparelho torna-se mais difícil quando produtividade e conectividade são necessidades que andam juntas. Pois o netbook ser­­viria como um computador ultraportátil para facilitar a edição de documentos, planilhas ou fazer pleno uso dos recursos da internet, como o e-mail e vídeos, em uma tela ainda menor. E o smartphone, por sua vez, seria mais indicado para quem precisa de comunicação móvel, seja pela internet ou pelo telefone, além de trazer de quebra vários recursos, como câmera fotográfica, rádio, GPS.

É por isso que netbooks e smartphones ainda são aparelhos bastante distintos que acabam se complementando.Em­­bora tenham pontos em comum, quem usa netbook sabe que ele é mais um PC do que qualquer ou­­tra coisa. Ou seja, é usado quando a pessoa realmente precisa estar concentrada no trabalho.

É o caso do engenheiro eletricista Lucas R. Maruo, que trabalha na área de operações de telefonia. "Eu preciso de uma máquina para conseguir mexer com equipamentos remotos. E o netbook é muito discreto e leve para levar para a rua. Com o smartphone eu não conseguiria acessar esses equipamentos e, como não tem o teclado qwerty, fica complicado para digitar comandos." O Philco PHN 10.001, comprado há 4 meses, dá conta do recado. O único porém é que ele depende do smartphone, também um N95, para usar como modem 3G. "Eu preciso de um para o outro funcionar", diz Maruo. (FL)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]