• Carregando...

O governo espanhol aprovou na sexta-feira (28) uma reforma previdenciária que deixa a Espanha com uma das maiores idades de aposentadoria em toda a Europa, como parte dos esforços para convencer os mercados de que o país conseguirá recuperar sua economia e reduzir seu déficit.

A lei, que não precisará de aprovação do Parlamento, recebeu nesta semana o aval dos sindicatos, após meses de uma tensa negociação.

Pela reforma, que será implementada ao longo de 14 anos, a partir de 2013, a maioria dos espanhóis irá se aposentar aos 67 anos, em vez dos 65 atuais.

O pacto previdenciário ainda poderá levar a novos acordos entre o governo, os sindicatos e os patrões em áreas delicadas, como negociações salariais coletivas e reformas nos setores de energia e pesquisa e desenvolvimento.

O vice-premiê Alfredo Perez Rubalcaba disse que se trata de um "acordo parcial", pois será parte de um pacto sócio-econômico mais amplo.

"Embora ainda haja coisas a fazer, o governo está satisfeito com o acordo", disse ele em entrevista coletiva.

A medida só irá ter efeito sobre o orçamento governamental a partir de 2015, mas ela marca um avanço nas reformas em uma economia que tem fracas perspectivas de crescimento e que registra o maior índice de desemprego de toda a União Europeia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]