Estratégia de vendas inclui cadastro prévio de clientes antes da abertura de uma nova loja| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

Experiência na concorrência ajudou a criar o próprio negócio

Orides Marques de Almeida começou a trabalhar como empacotador das lojas Pernambucanas quando tinha 15 anos. Aos poucos, cresceu de cargo e virou até gerente de uma unidade da rede.

Depois de 14 anos de experiência, Almeida resolveu arriscar e criou um negócio próprio. Em 1985, fundou com um sócio a loja Ao Barulho, no centro de Colombo. No começo, eles tinham apenas um funcionário, e atender no balcão era parte do negócio para eles.

Em 1992, já com quatro lojas, eles resolveram desfazer a sociedade, deixando duas lojas para cada um. Em 2000, Almeida mudou o nome da sua parte para Millenium e investiu cada vez mais no crescimento da marca.

Para ele, a experiência em um comércio de grande porte foi essencial para a criação da sua própria rede. Isso o ajudou, por exemplo, a expandir o número de lojas de maneira sustentável, sem que isso representasse um prejuízo.

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Orides Marques de Almeida começou como empacotador na concorrência
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Moradores de grandes centros podem nunca ter ouvido falar das Lojas Millenium. Mas em cidades pequenas ou na Região Metropolitana de Curitiba, o grupo mostra sua força. Com cerca de 600 empregados e quase 30 lojas em cidades como Colombo e Araucária, a rede de departamentos domina o varejo nos bairros.

Assista ao vídeo e conheça melhor a empresa premiada A rede de confecções e calçados para adultos e crianças, além de cama, mesa e banho começou com duas unidades em 1992 e, com um crescimento médio de mais de um novo ponto de venda por ano, fecha 2014 com 29 filiais e outras duas projetadas para março de 2015. A maior unidade fica em Araucária e tem 1.400 m2. As menores têm cerca de 400 m2.

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"Quando se começa é sempre difícil. No início, eu empregava apenas uma pessoa. Hoje são quase 600 funcionários e no ano que vem devemos atingir 750. Eu não sabia onde a empresa ia chegar, mas sabia que queria ir para frente", conta Orides Marques de Almeida, dono da Lojas Millenium.

Para crescer tanto, a empresa investiu em um nicho de mercado. Essa decisão está exposta de forma clara em uma das visões – "ser a melhor loja do bairro" – e no slogan "Aqui, você pode!". Para atender clientes das classes C, D e até E, as lojas são posicionadas em cidades da Região Metropolitana de Curitiba e outras de menor porte. "Conseguimos dominar o comércio desses lugares, já que as grandes redes ainda não estão ali", conta Almeida.

Uma estratégia para atrair e fidelizar consumidores foi a criação do Cartão Millenium, um cartão de crédito da bandeira Senff que pode ser usado tanto para parcelar compras na própria loja como em outros estabelecimentos. Segundo Almeida, a ideia não chega a ser inovadora para o varejo, mas é uma novidade para os moradores de várias das regiões em que as lojas estão instaladas.

Para alavancar as vendas, a equipe começa o cadastramento dos cartões antes mesmo de abrir uma unidade nova, em uma determinada região. Assim, quando a loja é inaugurada, os consumidores estão aptos a comprar.

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Bem Feito no Paraná 2014 | 1:56

Rede Milenium cresce pelos bairros

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São quase 30 anos de tradição e dezenas de lojas espalhadas por bairros de Curitiba e região metropolitana. A Milenium começou no centro de Colombo e agora domina o comércio voltado para as classes C, D e E.

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