Ideias para melhorar processos em feira anual de inovação já geraram quase R$ 400 mil em economias neste ano| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Em estandes improvisados no caminho entre dois prédios, homens e mulheres se revezam junto a cartazes, dirigindo-se aos olhos curiosos que observam as maquetes e peças espalhadas por cima das mesas. O evento tem toda a cara de uma feira de ciências, mas troca o ambiente escolar pelo fabril. Já tradicional na unidade da Volvo do Brasil em Curitiba, a Mostra de Melhorias apresenta novas ideias pensadas e implantadas por funcionários das mais diversas áreas e escalões, e fala muito sobre a cultura de inovação da empresa que está há 37 anos na cidade. De engenheiros a metalúrgicos, passando pela área administrativa, todos são chamados a participar na elaboração de novos processos e produtos, longe dos rigores e da burocracia de projetos especiais discutidos por anos – mas que não saem do papel. O resultado está nas ruas do país e nos corredores da fábrica.

CARREGANDO :)

Assista ao vídeo e conheça melhor a empresa premiada A Volvo conquistou o primeiro lugar na categoria inovação entre as companhias analisadas no Prêmio Bem Feito no Paraná. O reconhecimento deve-se tanto à cultura que foi disseminada entre os funcionários ao longo das últimas décadas, implantando uma gestão compartilhada do processo de inovação, quanto aos veículos que ajudaram gestores públicos a repensar a mobilidade nas grandes cidades e nas estradas do país – a Volvo foi pioneira, por exemplo, ao criar os ônibus articulados em 1980 e trazer os veículos híbridos (com motor elétrico e a biodiesel) para o Brasil há três anos.

"Queremos que todos os nossos 4 mil funcionários tenham essa cultura da inovação na cabeça e encontrem um ambiente favorável para exercitar suas ideias", relata o vice-presidente de RH e Assuntos Corporativos da Volvo do Brasil, Carlos Morassutti.

Publicidade

Dentro e fora da fábrica

Parte das inovações são ideias simples, implantadas para agilizar processos e reforçar a segurança nas linhas de produção – as 12 soluções apresentadas na Mostra de Melhorias deste ano foram adotadas de imediato e reduziram os custos em R$ 395,5 mil. Em outra frente, em maiores proporções, a Volvo direciona o mercado ao oferecer novas soluções em ônibus e caminhões. A empresa lançou neste mês a atualização de sua linha de caminhões FH, que passa a sair de fábrica com um sistema inteligente que reconhece a topografia das estradas por onde o motorista já passou, tornando mais eficiente a troca de marchas, poupando combustível e melhorando o desempenho do veículo. No segmento de ônibus, já prepara testes para implantar, em 2016, ônibus híbridos biarticulados nas ruas de Curitiba, que poderão gerar uma economia de até 70% no consumo de combustível – um dos fatores que mais pesa na tarifa de transporte.

"Em vários casos, como em Curitiba, El Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, a Volvo ajudou os municípios a desenvolver sistemas de transporte. A gente vai além de vender os ônibus. Estamos migrando cada vez mais para ser uma empresa que fornece não só veículos, mas soluções", afirma o coordenador da Engenharia de Vendas de Ônibus da empresa, Idam Stival.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
Publicidade

Bem Feito no Paraná 2014 | 2:46

Inovação é parte da rotina da Volvo

A Volvo do Brasil se destacou no Prêmio Bem Feito no Paraná como a empresa mais inovadora do estado. Criou soluções em transporte que colocaram Curitiba por muitos anos na posição de capital modelo do transporte público de qualidade no Brasil.

Publicidade

VER MAIS VÍDEOS