Empresas estrangeiras aumentaram a pressão sobre o governo brasileiro para que o leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará as cidades do Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo, seja adiado. Dúvidas sobre pontos cruciais do projeto e "informações de última hora" são algumas das justificativas apresentadas pelos empresários para tentar convencer o Palácio do Planalto a adiar a licitação, prevista para o início da segunda quinzena de dezembro.

CARREGANDO :)

Na semana passada, representantes do governo estiveram reunidos com empresários espanhóis, chineses, alemães, coreanos, franceses e japoneses para discutir alguns pontos do edital do trem-bala. Todos os empresários, com exceção dos coreanos, solicitaram formalmente o adiamento da licitação, segundo relato de um dos participantes à reportagem.

"Está chegando um monte de informação de última hora que provoca um trabalho imenso de refazer nossos modelos financeiros", explicou uma fonte que pediu anonimato. Uma das reclamações feitas durante o encontro foi a edição de uma medida provisória, estabelecendo o volume de recursos que o Banco Nacional de Desenvolvimento Eco­­nômico e Social (BNDES) poderá colocar no projeto, faltando apenas 21 dias para o prazo final da entrega das propostas dos interessados, na próxima segunda-feira.

Publicidade

"O governo brasileiro não pode querer fazer um leilão dessa magnitude divulgando informações de última hora, sem dar mais tempo para que as empresas possam internalizar todos esses dados", disse a fonte. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela condução da licitação, tem se mostrado irredutível em relação aos pedidos dos empresários.