• Carregando...

Os Estados Unidos e seus aliados europeus estão preparando uma nova oferta de conversações com o Irã sobre seu programa nuclear, mas irão apresentar condições para a troca de combustível nuclear que serão mais duras do que rejeitadas pelo país no ano passado, segundo o jornal The New York Times.

O diário citou como fonte um alto funcionário do governo norte-americano, segundo o qual os EUA e seus aliados estão "muito próximos de chegar a um acordo" sobre a posição que apresentarão ao Irã nas negociações que se espera sejam realizadas no mês que vem, em Viena.

O Irã recebeu bem a proposta de conversações, na qual as potências ocidentais esperam chegar a um entendimento para deter o processo de enriquecimento de urânio no país e abri-lo a visitas dos inspetores da ONU, em troca de benefícios. Mas o pais ainda não confirmou oficialmente sua presença.

Segundo o NYT, a nova oferta implicaria o envio pelo Irã de mais de 2 mil quilos de urânio de baixo enriquecimento para fora do país. Isso representaria um aumento de mais de dois terços em relação à proposta anterior, apresentada um ano atrás.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]