• Carregando...
Sanjay Jha, presidente da Motorola: guerra de patentes | Robyn Beck/AFP
Sanjay Jha, presidente da Motorola: guerra de patentes| Foto: Robyn Beck/AFP

A Comissão Europeia anunciou na terça-feira a abertura de uma investigação antitruste contra a Motorola Mobility, que produz smartphones e tablets, depois de denúncias de práticas comerciais nocivas apresentadas por Apple e Microsoft. "A Comissão pretende determinar se a Motorola utilizou de forma abusiva algumas de suas patentes com o objetivo de alterar a concorrência", afirma um comunicado.

O órgão executivo da União Europeia se concentrará na disputa entre Motorola por um lado e Apple e Microsoft do outro sobre uma série de produtos de destaque, como o iPhone, iPad, Windows e XBox. Bruxelas tenta esclarecer se, com suas ações, a Motorola não respeitou os compromissos com os organismos reguladores, que impõem a outorga de patentes consideradas essenciais em condições "equitativas, razoáveis e não discriminatórias", para garantir um acesso à tecnologia aos possíveis concorrentes.

A Comissão quer ainda descobrir se o comportamento da Motorola corresponde ao de um abuso de posição dominante. A abertura do procedimento significa que a Comissão tratará o caso de forma prioritária, mas sem prejulgar sobre a decisão final, afirma o comunicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]