• Carregando...

Líderes dos governos da zona do euro (que reúne os 17 países que utilizam o euro como moeda) vão discutir, durante a reunião de cúpula marcada para daqui a duas semanas, um plano para forçar os maiores bancos do bloco e do Reino Unido a elevar seus níveis de capital. A informação é da revista alemã Der Spiegel, que cita fontes próximas à questão. Os bancos que não conseguirem elevar seus níveis de capital via mercados receberiam assistência dos governos da zona do euro, de acordo com revista.

O plano de recapitalização, que está sendo estudado pelos ministros de Finanças da zona do euro, pode exigir que os bancos do bloco e do Reino Unido elevem seu capital para, por exemplo, um mínimo de 10%, além de impor um prazo para que isso seja feito, disse a Spiegel.

Na França, os cinco maiores bancos do país estariam preparados para aceitar entre 10 bilhões e 15 bilhões de capital do governo como parte de novos esforços para obrigar os bancos da zona do euro a elevar sua posição de capital, segundo reportagem publicada neste sábado pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, que citou fontes do setor financeiro.

De acordo com a Spiegel, as exigências de elevação de capital recairiam sobre as chamadas instituições financeiras sistemicamente importantes ou grandes demais para quebrar sem que, com isso, afetem todo o sistema financeiro internacional. Os ministros de Finanças do Grupo dos 20 (G-20) se reunião na próxima sexta-feira e no sábado em Paris. Depois, na segunda e na terça-feira (dias 17 e 18), líderes europeus se reúnem em Bruxelas.

Sinais de que a crise da dívida soberana europeia está prejudicando a estabilidade dos bancos da região se multiplicaram nas últimas semanas. As instituições financeiras da zona do euro estão cada vez mais retendo fundos na linha de depósito overnight do Banco Central Europeu (BCE), mais do que emprestando esses recursos umas às outras, como fariam em condições normais de mercado. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]