A Receita Federal informou que foi prorrogado até a próxima sexta-feira,dia 31, o prazo para que as micro e pequenas empresas que optaram ou migraram automaticamente ao Simples Nacional - o chamado Supersimples - cancelem a adesão ao sistema tributário que unifica oito tributos federais, estaduais e municipais. O prazo anterior vencia no dia 20. O cancelamento pode ser feito no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

CARREGANDO :)

A Receita não soube explicar os motivos para a ampliação do prazo. Muitas empresas podem passar a ter prejuízo comercial ou pagar mais impostos com o novo sistema, sobretudo as prestadoras de serviço, escolas e micro e pequenas empresas que vendem para grandes indústrias. O Sebrae indica uma análise detalhada antes de decidir sair do sistema.

Até o dia 20, praticamente 3,2 milhões de empresas com faturamento de até R$ 2,4 milhões por ano pediram adesão ao sistema.Mais de 580 mil ficaram com o pedido sob análise, pois dependiam da comprovação de quitação ou financiamento de débitos tributários com a União, estados e municípios. A partir desta terça os empresários podem checar no site da Receita se a adesão ao Supersimples foi aceita.

Publicidade

O prazo de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) referente ao mês de julho também termina na sexta.

Veja também
  • Supersimples: 553 mil empresas têm dívidas
  • Supersimples exclui pequena empresa que faz transporte de passageiros
  • Supersimples já tem 3 milhões de empresas
  • Senado aprova projeto que altera Supersimples