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Margaret investiu R$ 800 mil para “importar” a marca argentina de roupa masculina Kevingston | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Margaret investiu R$ 800 mil para “importar” a marca argentina de roupa masculina Kevingston| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

Conceito

Capoani aposta em "loja dentro de loja"

A expansão do ParkShoppingBarigüi também traz um novo conceito de loja para Curitiba. A Capoani, especializada em roupas masculinas, abre a sua terceira operação na cidade – a segunda em shopping – com o conceito "shop-in-shop". De acordo com Fernando Capoani, proprietário da rede, a iniciativa de reunir franquias dentro de uma só loja é inédita no Brasil.

A proposta é implantar "corners" de diferentes marcas dentro do mesmo espaço, cada uma com o respectivo padrão. "A ideia é ter uma loja dentro de uma loja. Cada uma com o mobiliário e a decoração nos padrões internacionais, ou seja, cada espaço com a cara da sua marca. As pessoas vão encontrar tudo como se fosse uma franquia", destaca o empresário, que investiu R$ 1,5 milhão na abertura. Em uma área aproximada de 200 metros quadrados, o espaço reúne as marcas La Martina, Ralfph Lauren, G-Star, Crocs e Hugo Boss.

Perfil

Para Capoani, o projeto de expansão do shopping – junto com outras ações, como cobrar estacionamento e abrir restaurantes mais sofisticados – foi crucial para escolha do local para abertura da loja. "Nós tínhamos que expandir. Diante do projeto que foi apresentado e de outras novidades nos últimos tempos, decidimos por abrir a loja e oferecer mais uma opção ao público." (CGF)

Ampliação e reforma

Mueller, Jardim das Américas e Total também investem

Além do ParkShopping Barigüi, outros três centros comerciais de Curitiba também estão investindo em ampliação e reformas. O shopping Mueller, no Centro Cívico, passou este ano por um processo de revitalização que incluiu melhorias nas instalações, desde as escadas rolantes até a reforma total dos banheiros. A administração do empreendimento programa outros projetos de melhorias para 2011.

No shopping Jardim das Américas, que fica no bairro homônimo, o plano de expansão prevê um aumento de 65% na área construída até o fim do próximo ano. Somente a Área Bruta Locável (ABL) – termo que define o espaço ocupado pelas lojas, quiosques e pontos comerciais – será ampliada em cerca de 6 mil metros quadrados. O shopping vai ganhar 25 novas lojas, sendo duas âncoras, ainda não definidas, e o cinema vai dobrar de tamanho.

No bairro Portão, a nova ala do Shopping Total, que tem inauguração prevista para o fim deste ano, terá mais 70 lojas e três âncoras – Cassol, Multiloja e uma terceira que ainda não está definida.

Os três shoppings não revelam os valores que estão sendo investidos nas reformas e ampliações. (CGF)

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Pelo menos 17 novas marcas desembarcam em Curitiba no próximo dia 26. As lojas, algumas inéditas na Região Sul, abrem as portas junto com a inauguração da expansão do ParkShopping Barigüi. Serão 51 mil metros quadrados que vão abrigar 95 operações, fazendo com que o centro comercial chegue ao total de 272 lojas. A nova ala do shopping recebeu investimentos de R$ 56 milhões.

A principal aposta na nova área é a Etna, especializada em móveis e artigos para casa. A primeira unidade da marca no estado, na qual foram investidos R$ 2 milhões, é a âncora da ampliação do empreendimento.

A empresária Thaís Gadelha traz para Curitiba a marca Thais Gusmão, especializada em peças íntimas, apostando na possibilidade de ocupar uma lacuna ainda aberta no mercado local. Segundo ela, a cidade não oferece uma opção para quem procura lingerie "mais ousada". "Faltava algo desse tipo em Curitiba. Nossa proposta é atender um público que busca algo mais ousado, diferente", disse. A proprietária investiu R$ 500 mil na abertura da loja, que terá ambientação de um cabaré e também oferece peças masculinas.

A marca carioca de moda feminina Ateen, criada em 1995, escolheu a capital paranaense para abrir a sua primeira loja no Sul do país. Segundo a gerente de marketing Joana Estellita, o projeto do shopping culminou com o plano de expansão da Ateen. "Nossas pesquisas indicavam que o produto teria ótima aceitação na cidade. Junto disso, apareceu a oportunidade de abrir a loja no projeto do shopping", destaca.

Outra marca que escolheu Curitiba para fincar seu nome na Região Sul foi a The North Face, loja de produtos e equipamentos para escalada. De acordo com Fabrício Luzzi, diretor de marketing da empresa, pesquisas também apontaram que os produtos da marca comercializados em outras lojas eram bastante aceitos pelo público. "Nossas pesquisas apresentaram um índice maior de atividades ‘outdoor’ [ao ar livre] na cidade. Acreditamos que nossos produtos podem vestir os curitibanos como uma luva", afirma.

Invasão estrangeira

Três das marcas inéditas são "importadas", de países vizinhos e da Europa. A empresária Margaret Guimarães traz a marca argentina Kevingston, de roupa masculina. A ideia de abrir a franquia surgiu após uma viagem à capital argentina. "Fui passear em Buenos Aires e me encantei com a marca. Meu noivo comprou algumas peças e verificamos que são de ótima qualidade. Bem o que o curitibano, um público exigente, procura", afirma.

Margaret aposta na similaridade do clima das cidades para impulsionar a marca. "O clima de Curitiba e Buenos Aires é bastante parecido. Isso facilita adequar as peças e coleções ao mercado local. Nós esperamos uma ótima aceitação", complementa. O investimento para abertura da loja foi de R$ 800 mil.

Do vizinho Uruguai vem a franquia de alimentação Medialunas Calentitas. O carro chefe da marca é uma espécie de croissant artesanal, cuja massa demora três dias para ficar pronta. A proprietária Patrícia Nogueira Bufrem conheceu o produto em uma das seguidas viagens que faz a Punta del Este, onde o pai mora. "Lá, a loja é lotada o tempo todo. A marca está crescendo bastante, inclusive já se espalhou pela América do Sul e vai abrir nos Estados Unidos. O produto tem a cara do público curitibano", destaca. No Brasil, a marca está presente também em Porto Alegre, mas a loja de Curitiba, na qual foram investidos R$ 500 mil, será a primeira localizada em shopping center.

Da Alemanha, chega a Prinzen, também de alimentação. O investimento de R$ 600 mil permitiu a abertura da primeira loja da marca fora do país de origem. O responsável é o iraniano naturalizado alemão Ali Akbar. Diretor de uma multinacional em Curitiba há dez anos, Ali optou pela abertura da franquia pelo ineditismos do produto. "Vamos oferecer um sorvete na pedra fria, uma pedra de mármore a 15 graus negativos. O cliente poderá optar por uma série de recheios para complementar o pedido", explica.

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