• Carregando...

As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nesta quarta-feira, motivadas por expectativa de que o Citigroup divulgará lucro no primeiro trimestre. O anúncio do banco melhorou a confiança dos investidores, mas dados ruins de exportações da China levaram operadores a comprar dólar por segurança.

"Quando o apetite por risco diminui, o dólar atrai compras e quando tal tolerância aumenta, o dólar tende a ser vendido", disse Yuji Saito, diretor do departamento de vendas cambiais da Société Générale, em Tóquio.

Enquanto os esforços de Pequim para fortalecer a economia devem começar a fazer efeito no terceiro trimestre, as perspectivas no curto prazo foram ameaçadas após as exportações e importações chinesas terem caído pelo quarto mês consecutivo.

O Citi, cujo preço da ação foi negociado abaixo de um dólar pela primeira vez na semana passada, apresentou lucro nos primeiros dois meses de 2009, afirmou o presidente-executivo do banco em um memorando. A notícia instigou expectativas sobre a divulgação de lucro no primeiro trimestre deste ano, após uma série de perdas que somaram cerca de 37,5 bilhões de dólares nos últimos cinco trimestres.

A alta observada nos mercados acionários asiáticos foi motivada por questões relacionadas à natureza dos lucros do Citi.

"Com o governo norte-americano ainda examinando formas de estabilizar o banco se necessário, nós continuamos um pouco céticos e cautelosos com a alta que vimos hoje nos mercados acionários", disseram economistas do United Overseas Bank, em Cingapura.

O índice Nikkei, de Tóquio, subiu 4,55 por cento em meio a um moderado volume de negócios, recuperando-se depois de ter atingido o menor patamar em 26 anos na terça-feira.

As ações da Toshiba dispararam 9,5 por cento, após o principal jornal de negócios japonês ter publicado que a companhia provavelmente terá um lucro operacional de 1 bilhão de dólares no próximo ano comercial, em contraste com expectativas de prejuízo calculadas por analistas.

A bolsa de Sydney subiu 1,9 por cento, impulsionada pela mineradoras BHP Billiton e Rio Tinto, que se beneficiaram do aumento dos preços dos metais.

Taiwan ganhou 1,90 por cento e Cingapura se valorizou em 1,33 por cento.

As ações em Seul subiram 3,23 por cento, enquanto Hong Kong avançou 2,02 por cento.

Na contramão, a bolsa de Xangai registrou declínio de 0,91 por cento.

Por volta das 8h07 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne as principais ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão registrava alta de 2,39 por cento, liderada pelos setores financeiro e de matérias-primas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]