• Carregando...

As plantadeiras já estão trabalhando em ritmo acelerado na região de Maringá. O motivo é que o plantio da soja começou há cerca de duas semanas. De acordo com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), espera-se plantar 25 mil alqueires - 30% da área já receberam as sementes e, com a estiagem destes dias, a expectativa é de que até o final desta semana o índice suba para 80%.

Os produtores da região de Maringá esperam uma colheita bem maior que a de fevereiro deste ano. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater Joaquim Nereu, a última safra da oleaginosa rendeu, em média, 51 sacas por alqueire. Para a próxima colheita, prevista para a segunda quinzena de fevereiro de 2014, a expectativa é conseguir 130 sacas por alqueire.

Se a previsão se confirmar, a colheita no início de 2014 será 154% que a deste ano. "Precisamos contar com a ajuda do clima, que chova no momento certo e que faça Sol também no momento certo", explicou o engenheiro agrônomo. "No ano passado [no momento do plantio], sofremos com a estiagem e tivemos muitas perdas." O produtor de Maringá Wolnei Marcondes de Souza é fiel ao plantio de soja há mais de 20 anos. Segundo ele, com boa assessoria é possível ter controle da lavoura. "A roça é minha atividade. Com o tempo, aprendi a controlar as dificuldades. Aprendi a ter controle, agora é rezar e contar que o tempo colabore."

Juntamente com o irmão e o primo, ele disse pretender plantar mais de 300 alqueires neste ano. "Vamos investir e contar com o retorno."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]