• Carregando...
NOVIDADE | Mauro Campos
NOVIDADE| Foto: Mauro Campos

Expedição chega à terra do plantio direto

A Expedição é um levantamento técnico jornalístico da safra de grãos desenvolvido pelo caderno Caminhos do Campo da Gazeta do Povo. O objetivo é antecipar as tendências da produção agrícola e estimar a área e produção de soja e milho, principais commodities agrícolas do Paraná. O resultado da sondagem será apresentado numa série de quatro reportagens especiais, publicadas sempre às terças-feiras, a partir da próxima semana. As matérias também trazem informações sobre a conjuntura do setor e abordam temas como mercado, clima, custo de produção e biotecnologia. A Expedição vai percorrer as regiões produtoras do Paraná e de parte do Cerrado brasileiro.

O município que ficou conhecido como a capital brasileira do plantio direto recebe amanhã a equipe da Expedição Caminhos do Campo. Os técnicos e jornalistas desembarcam em Ponta Grossa (a 110 quilômetros de Curitiba) para mais uma etapa do trabalho de levantamento da produção de grãos. A sondagem começou na semana passada pelo Oeste e Sudoeste do Paraná.

O primeiro compromisso da semana será a discussão, com um grupo de aproximadamente 100 produtores, sobre as tendências da safra 2007/08. O destaque será a abordagem sobre biodiesel, feita por Amélio Dall’Agnol, da Embrapa Soja. Ele vai apresentar a palestra "Alimentos e energia na era do biodiesel". O pesquisador coloca em debate a viabilidade econômica do combustível vegetal, que tem na soja sua principal fonte de matéria-prima.

Tradicional produtora de grãos, a região dos Campos Gerais integra a divisão territorial Sul da Secretaria Estadual de Agricultura (Seab). De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), a região ocupa o segundo lugar na produção de soja e o primeiro em volume de milho. Nesse pólo regional também está a maior bacia leiteira do estado, com 150 milhões de litros/ano.

A amostragem prevê visitas a produtores, cooperativas e sindicatos rurais em Ponta Grossa, Palmeira, Carambeí, Castro, Tibagi e Piraí do Sul. A região ainda não iniciou o plantio de verão. A maioria das propriedades se prepara para a colheita do trigo e outros cereais de inverno. Soja e milho começam a ser cultivados somente no final de outubro e início de novembro.

O encontro em Ponta Grossa, com a palestra sobre biodiesel, ocorre amanhã, a partir das 19h30, no salão de eventos da churrascaria Papai Cogo, na Avenida Souza Naves, 2578, bairro Sabará. Paralelamente ao evento ocorre a exposição fotográfica "Um novo olhar sobre o campo", com imagens da safra 2006/07, feitas por Albari Rosa e Rodolfo Bührer. Em 24 fotos, os profissionais da Gazeta do Povo registram as fases do ciclo produtivo, do plantio à colheita, no Paraná e no Mato Grosso.

* * * * *

Serviço: Leia mais sobre o início da safra 2007/08 no Caminhos do Campo de terça-feira e no blog www.gazetadopovo.com.br/expedicaocaminhosdocampo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]