• Carregando...

As exportações de celulose do Brasil totalizaram 665 mil toneladas em agosto, o que representa uma queda de 19,4 por cento ante julho. Na comparação com agosto do ano passado, porém, houve alta de 21,8 por cento.

"Os dados preliminares do desempenho do setor de celulose e papel em agosto indicam, novamente, evolução no cenário de comércio internacional, por conta da retomada das demandas do mercado", segundo comunicado da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) nesta terça-feira.

"Já é possível verificar retorno aos níveis de 2008, com leve alta nos dados de produção, exportação e vendas domésticas do setor", acrescentou a entidade.

Segundo dados da Bracelpa, a produção de celulose no país somou 1,148 milhão de toneladas no mês passado. Isso representa uma queda de 0,7 por cento contra julho, mas um crescimento de 8,7 por cento sobre agosto de 2008.

No acumulado de janeiro a agosto, as exportações do insumo cresceram 12,8 por cento, para 5,373 milhões de toneladas. A produção também subiu, mas em ritmo menor, com alta de 2,1 por cento, para 8,637 milhões de toneladas.

No segmento de papel, a produção em agosto foi de 814 mil toneladas, acima das 803 mil toneladas de julho e das 780 mil toneladas um ano antes.

As vendas domésticas de papel, segundo a Bracelpa, ficaram em 447 mil toneladas no último mês, o que representa altas de 3,5 por cento e de 1,4 por cento sobre julho deste ano e agosto de 2008, respectivamente.

As exportações de papel cederam 2,4 por cento de julho para agosto, para 165 mil toneladas. Contra agosto do ano passado, as vendas externas exibiram aumento de 9,3 por cento.

Nos oito primeiros meses do ano a produção de papel no país caiu 2,1 por cento, as vendas internas recuaram 5 por cento e as exportações cederam 5,3 por cento, segundo a Bracelpa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]